domingo, 13 de dezembro de 2015

XV de Piracicaba trabalha para estrear contra o Corinthians no Paulistão

O XV de Piracicaba se prepara para a estreia no Campeonato Paulista, dia 31 de janeiro, contra o Corinthians, em sua Arena, na Capital. Para chegar em ótimas condições no duelo contra o atual campeão brasileiro, a comissão técnica do Nhô Quin iniciou testes físicos no elenco comandados pelo fisiologista Adilson Meneghel, o preparador físico Mateus Simoso e o auxiliar André Ferreira.

``Nós dividimos em várias partes, que nós chamamos de laboratoriais, onde tem a CK (sigla em inglês para creatina quinase), a perimetria (medidas de circunferência dos músculos) e a averiguação do percentual de gordura. As outras etapas são realizadas no campo, para conferir a resistência aeróbia, velocidade, agilidade e também a força muscular. Além disso, há a avaliação de resistência de velocidade, que é outra parte principal´´, disse Meneghel.

Os resultados servem de diretriz para a comissão técnica planejar seus treinamentos.

``Esses dados auxiliam a todos, diante disso estamos tentando mapear o máximo possível e correlacionar uma vertente com a outra. Nesse aspecto entra o trabalho da Tamiris (Bullo, nutricionista), que é quem nos dá o suporte para sabermos o que podemos suplementar e em que estágio estão os atletas para abastecermos com informações o Mateus Simoso e o André Ferreira na preparação física´´, contou.

Com o Paulistão em andamento, a manutenção é algo primordial.

``A reavaliação é ainda mais importante porque indica a qualidade do que foi feito e aponta os novos rumos que seguiremos, até mesmo alguma correção ou variabilidade que deve ser realizada. Esse procedimento deve acontecer no início de fevereiro, após a terceira ou quarta partida do campeonato. Aí sim teremos um subsídio para utilizarmos até o final da primeira fase´´, falou Meneghel.

A especificidade de cada jogador é levada em conta na avaliação dos números levantados.

``Estamos separando para, quando tivermos as coletas de todos os dados, dividirmos por posição. Depois disso é que vamos individualizar o máximo possível. Não temos condições de diferenciar os treinamentos, mas nós estamos setorizando, cada setor tem seu parâmetro, goleiros, laterais, zagueiros, meio-campistas e atacantes´´, descreveu Meneghel.

Na próxima quinta-feira, dia 17, os jogadores irão até o laboratório da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Rio Claro, realizar a avaliação isocinética, que dá indicativos de desequilíbrio muscular.





Fonte: assessoria de imprensa do XV

Nenhum comentário: