segunda-feira, 1 de março de 2021

Portuguesa perde pênalti, mas acerta outro nos acréscimos e empata com a Briosa em sua estreia na Série A2


A Portuguesa, atual campeã da Copa Paulista, entrou em campo com ar de favorita em sua estreia a Série A2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista. Mas a valente Portuguesa Santista não se intimidou em campo. Em duelo emocionante, com a Lusa perdendo pênalti, aos 44 da etapa final, mas acertando outro, aos 50, evitou o vexame e chegou ao empate por 2 a 2, nesta segunda-feira (1/3), no estádio Ulrico Mursa, em Santos.

A primeira rodada da Série A2 vai terminar nesta terça-feira (2). Em Bragança Paulista, às 16 horas, no estádio Nabi Abi Chedid, o Red Bull Brasil mede forças com o Taubaté.


O JOGO

A Portuguesa Santista iniciou a partida de maneira arrasadora, sem se importar com o poderio da Portuguesa. Partiu com tudo para o ataque e não demorou para abrir o placar. Logo aos cinco minutos, após cobrança de escanteio e desvio de cabeça, Léo Costa cabeceou, a bola foi na trave, voltou para ele, que encheu o pé: 1 a 0.

Sem deixar a Lusa respirar, a Briosa chegou aos segundo gol aos sete minutos. Rodrigo Maranhão foi lançado por Léo Costa nas costas da zaga, invadiu a área, driblou o goleiro Dheimison, e com estilo rolou a bola para o fundo da rede: 2 a 0.

Assustada, a Portuguesa demorou para colocar a bola no chão, trocar passes e tentar jogar futebol. Mas, na primeira investida, surgiu um golaço. Após cruzamento na área, aos 16 minutos, com desvio no primeiro pau,  Raphael Luz, de bicicleta, fez lindo gol. Lusa 2 a 1.

Após descontar, a Lusa tentou partir para a cima. Porém, a Briosa, sempre marcando muito bem e explorando os contragolpes, deixou o jogo equilibrado. Mas, aos 36, o zagueiro William Magrão deu entrada criminosa em Rodrigo Maranhão e deveria ser expulso. Mas recebeu apenas o amarelo, ajudando a vida da Lusa.


Aos 39, o lateral Feijão teve grande oportunidade para empatar o jogo, mas mandou a bola para fora. E, aos 45, foi a vez da Briosa desperdiçar chance de ampliar, quando Bruninho foi lançado na área, se livrou dos dois zagueiros, mas mandou a bola no travessão.

Na etapa final, o técnico Fernando Marchiori mexeu na Portuguesa zagueiro William Magrão, que deveria ter sido expulso, ficou no vestiário para a entrada de Gilberto Alemão. Mas a Lusa não conseguiu mandar no jogo, que seguiu equilibrado, com marcação forte e eficiente da Briosa.

Com muita marcação, dos dois lados, o setor criativo de Briosa e Lusa não funcionou. E as chances de gol rarearam. A Portuguesa apostou nas entradas de Léo Jaime e Misael para melhorar o ataque. A Portuguesa respondeu com Isaac Prado e Dener. Mas o jogo prosseguiu sem emoção.

Aos 42 minutos, após carrinho na bola, de França em cima de Geovani, o juiz deu pênalti. Lucas Douglas cobrou forte, no canto esquerdo, e o goleiro Leandro fez defesa espetacular. Já aos 46, Brumati faz pênalti em cima de Misael e o juiz não deu.


Porém, aos 49, após cobrança de escanteio, Luiz Felipe tocou com o braço na bola e o árbitro deu novo pênalti, além de expulsar o lateral da Briosa, que já tinha amarelo. Aos 50, Geovani foi para a cobrança e, com estilo, bola de um lado, goleiro do outro, e o empate. Final de jogo: 2 a 2.

JOGOS DA PRIMEIRA RODADA:

Sábado - 27/2

Velo Clube 0 x Água Santa 2 (Bambam e Dadá)

Atibaia 1 (Luan) x Monte Azul 0

EC São Bernardo 0 x Oeste 2 (Léo Ceará e De Paula)

Audax 0 x 0 Juventus

Domingo - 28/2

Sertãozinho 0 x XV de Piracicaba 1 (Marlyson)

Rio Claro (Jair e Denilson) x São Bernardo 2 (Pará e Rodrigo Alves)

Segunda-feira - 1/3

Portuguesa Santista 2 (Léo Costa e Rodrigo Maranhão) x Portuguesa 2 (Raphael Luz e Geovani)

Terça-feira - 2/3

16h - Red Bull Brasil x Taubaté



CLASSIFICAÇÃO

1º Água Santa - 3 pontos

Oeste - 3

Atibaia - 3

XV de Piracicaba - 3

5º Rio Claro - 1

São Bernardo - 1

Juventus - 1

Audax - 1

Portuguesa - 1

Portuguesa Santista - 1

11º Taubaté - 0

Red Bull Brasil - 0

Sertãozinho - 0

Monte Azul - 0

Velo Clube - 0

EC São Bernardo - 0




Foto 1 - Fabrizio Neitzke - Agência Briosa

Foto 2 - Cristiano Fukuyama - Portuguesa

Nenhum comentário: