sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ferroviária recebe selo de clube formador

Um dia para ficar na história. Na última quarta-feira (19/7), em cerimônia realizada no auditório principal da Uniara, a Ferroviária recebeu o Selo de clube formador - título concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) às equipes reconhecidas como centro de excelência na formação de atletas.

O título foi entregue pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, ao presidente da AFE, Carlos Salmazo.

Além da mesa diretiva, composta por Jeferson Yashuda (Presidente da Câmara Municipal de Araraquara), Luís Roberto de Moura Neves (vice-presidente da Ferroviária e diretor financeiro da Unimed Araraquara), Mauro Silva (ex-jogador da Seleção Brasileira e chefe do Departamento de Integração com Atletas da FPF), Coronel Isidro Suita Martinez (vice-Presidente do Departamento de Infraestrutura de Estádios da FPF) e Fernando Rugno (representante da Uniara), estiveram presentes parceiros, colaboradores, comissões técnicas das equipes masculina, feminina e categorias de base, atletas, torcedores e imprensa.

Antes do momento mais aguardado da noite, a entrega do certificado de clube formador, os parceiros e colaboradores da Ferroviária foram homenageados por atletas e sócios-torcedores do clube. Luciano Tozatti (representando a Lupo), André Luiz Feloni (Cutrale), Luís Roberto de Moura Neves (Unimed), Edinho Silva (Prefeitura Municipal de Araraquara) e Carlos Alberto Salmazo (Presidente da Ferroviária S/A) receberam camisas e placa comemorativa.

Minutos depois, enfim, o grande momento. Das mãos do presidente da FPF, Carlos Salmazo recebeu o selo de clube formador, fazendo questão de convidar o prefeito Edinho Silva para dividir a honraria. Emocionado, o presidente da AFE destacou a importância do título para a Ferroviária.

``Isso emociona demais! Principalmente quando se fala da história e da tradição da Ferroviária. É com muito orgulho e satisfação que promovemos este evento, que é virada de página importante de nossa história. O recebimento do certificado de clube formador é de extrema importância para nós, para essa agremiação´´, destacou.

Salmazo saudou ainda os profissionais do clube e parceiros que fazem parte do projeto. Em seu discurso, o presidente destacou o trabalho realizado nas categorias de formação do clube, promovendo atletas da base. Na atual edição da Copa Paulista, são 10 jogadores formados no clube integrando o elenco que disputa a competição.

O presidente da entidade máxima do futebol paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, também exaltou a conquista da Locomotiva.

``Futebol não se faz só falando, só prometendo. Um time vencedor precisa de estrutura vencedora. Dentro de 2, 3 anos, a Ferroviária vai galgar patamares nas suas divisões de base, muito superiores à maioria que não tem o certificado de clube formador. Dos 100 clubes de São Paulo, 14 possuem o título de clube formador. Isso mostra a qualidade do trabalho. Parabéns ao presidente Salmazo, à Ferroviária, à cidade de Araraquara e ao projeto que vocês têm desenvolvido´´.

Edinho Silva também falou ao término do evento. O prefeito do município destacou os cuidados com os jovens atletas, exaltando a profissionalização do clube. 

``É momento importante para a vida da Ferroviária e para a vida da cidade de Araraquara nos seus 200 anos. A Ferroviária é o maior símbolo da cidade. Para ter esse reconhecimento, significa que a Ferroviária cuida bem das suas crianças, dos seus jovens e seus adolescentes, portanto, é garantia para as famílias. É motivo de orgulho ver ela ser reconhecida nacionalmente pela CBF, como clube formador. Não tenho nenhuma dúvida que esse passo de profissionalização e seriedade fortalece a Ferroviária e a cidade de Araraquara´´. 

Sobre o Selo de Clube Formador

O documento, que possui validade de um ano, garante à Ferroviária o direito de indenização quando um atleta entre 14 e 16 anos se transferir para outra equipe. Uma das principais formas de proteção que os clubes brasileiros têm para segurar seus talentos é o certificado de formador, regulamentado pela CBF em 2012. Quem possui este selo, além de receber porcentagens em futuras negociações de seus ex-jogadores, tem a garantia de que um atleta entre 14 e 16 anos só pode sair mediante indenização. É algo que faz parte da realidade dos principais clubes do Brasil, mas que atualmente apenas alguns deles possuem – apenas 39 equipes têm o certificado.  

Para obter o selo, o clube tem que atender uma série de exigências, como por exemplo, comprovar a participação em competições oficiais, fornecer, detalhadamente programações de treino, além de proporcionar assistência aos atletas, tanto médica, quanto educacional.








Fonte: assessoria de imprensa da Ferroviária

Nenhum comentário: