quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Zagueiro deixou o Brasil para se profissionalizar e vencer no futebol holandês


A maioria do torcedor brasileiro provavelmente não conhece o zagueiro Eric Botteghin, do Groningen da Holanda. E nem poderia ser diferente. No competitivo futebol nacional, ele atuou apenas nas categorias de base do Grêmio Barueri e Internacional. Porém, ao trocar de país e tentar a sorte no futebol holandês, o jogador conseguiu se profissionalizar e vem mostrando competência no exigente futebol europeu.

O Groningen, do zagueiro brasileiro Eric Botteghin, está na vice-liderança do Campeonato Holandês, e na ultima partida contra o Ajax, ele marcou gol no Cillensen, goleiro da Holanda na ultima Copa do Mundo. E ainda entrou na seleção da  Europa do jornal italiano La Gazzetta dello Sport.

Confira a entrevista exclusiva com Eric Botteghin

1. Fale um pouco sobre sua carreira. Onde começou, por quais clubes passou?

Eric Botteghin: Fiz a base no Grêmio Barueri e Internacional. No profissional, comecei no PEC Zwolle, depois fui para o NAC Breda, e agora estou no FC Groningen.

2. O futebol holandês, especificamente de clubes, está em alto nível?

Eric Botteghin: O Campeonato Holandês não chega ao nível do inglês, alemão e espanhol, mas é um campeonato muito bom, e onde se revela muitos jogadores. Exemplo da seleção holandesa que jogou na Copa deste ano. Muitos jogam ou estavam jogando aqui na Holanda.

3. Qual o seu grande objetivo na carreira neste momento?

Eric Botteghin: Fazer uma boa temporada, sendo importante para o meu time, e ajudando a conseguir uma vaga na Europa League do ano que vem.

4. Em qual jogador você se inspira para jogar futebol?

Eric Botteghin: Jaap Stam foi um excelente zagueiro holandês, com quem eu trabalhei aqui na Holanda. Já o admirava antes de conhecer, e o admiro ainda mais depois de ter trabalhado com ele. Era um zagueiraço.

5. Qual os seus planos para o futuro?

Eric Botteghin: Tenho como objetivo dar mais passos em minha carreira, ou para um clube melhor aqui na Holanda, ou em uma competição melhor como Inglaterra e Alemanha.

Quais dicas você dá para quem deseja ser jogador de futebol profissional?

Eric Botteghin: Dedicação e persistência. Vá para o treinamento todos os dias com disposição e procure sempre treinar extra para poder aperfeiçoar suas dificuldades. Muitos obstáculos vão aparecer, mas tenha fé, sonhe e lute.

6. Neste ano, se especulou que dois clubes brasileiros estariam de olho no seu futebol. Um da região Sul e um de São Paulo. Como você vê esse suposto interesse de clubes brasileiros?

Eric Botteghin: Fico feliz, pois nunca joguei no profissional por nenhum clube brasileiro, e por isso não sou conhecido no Brasil. E com esses supostos interesses, vejo que meu trabalho está sendo reconhecido.

7. Qual foi a emoção de marcar gol no Cillensen (ultimo goleiro da Holanda na Copa do Mundo) e ainda no dia do seu aniversário?

Eric Botteghin: Foi demais. Alem de ganhar do Ajax, fazer o gol no dia do meu aniversário, e ganhar como o homem do jogo, não tinha como ser melhor. Sou muito grato a Deus por esse presentão que eu ganhei.

8. Você entrou em três seleções da rodada por alguns sites holandeses e em uma seleção da Europa pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport. Como você enxerga esse reconhecimento?

Eric Botteghin: Vejo que estou no caminho certo. Dedico-me muito para ter sucesso em minha carreira, e isso só me da mais motivação para continuar dando o meu melhor.

Eric Botteghin

Nome completo: Eric Fernando Botteghin
Data de nascimento 31 de agosto de 1987 (27 anos)
Naturalidade: São Paulo , Brasil
Altura: 1,93 m
Posição: Zagueiro
Equipe atual: FC Groningen
Número: 3
Clubes: FC Zwolle e NAC Breda






Fonte: Cardie Press

Nenhum comentário: