quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Roque Júnior será treinador do XV de Piracicaba no Paulistão 2015

Roque Júnior disse sim nesta quarta-feira (24/9) ao presidente do XV de Piracicaba, que atualmente disputa a segunda fase da Copa Paulista, e será o técnico da equipe no Campeonato Paulista de 2015. Ele vai iniciar a carreira de técnico após ter vivido diversas experiências no futebol.

Atleta, gestor, diretor, observador técnico e agora técnico do XV na Primeira Divisão do principal campeonato estadual do Brasil. Sua preparação teórica e acadêmica inclui MBA em Gestão e marketing esportivo. Está capacitado como técnico após curso de treinadores da EBF/CBF/PUC Minas, além do terceiro nível do curso da Uefa, na Itália, com chancela da FIFA, que o torna apto a trabalhar em algumas ligas europeias.

Roque Júnior fez alguns estágios com os técnicos Felipão, no Palmeiras; Marcelo Bielsa, no Athletic Bilbao; Victor Pereira, no Porto; e Jurgen Klopp, no Borussia Dortmund. Neste ano assumiu a função de diretor executivo do Paraná, que disputa a Série B do Brasileiro, onde ficou cinco meses. Na Copa do Mundo realizada no Brasil, foi o observador técnico de Luiz Felipe Scolari.

Sua carreira como atleta durou 16 temporadas. Iniciou na base do São José e se profissionalizou em 1994 com 17 anos. No ano seguinte foi para o Palmeiras, clube que o levou a Seleção Brasileira. Conquistou cinco títulos, entre eles a Libertadores 1999 e a Copa do Brasil 1998. Foram 205 jogos pelo Verdão.

Em junho de 2000, Roque Júnior foi contratado pelo Milan, onde jogou durante três anos. Conquistou a Liga dos Campeões 2002/03 na final contra a Juventus. Também venceu a Copa da Itália. Em 2003, foi contratado pelo Leeds United para substituir o zagueiro Rio Ferdinand, que foi para o Manchester United. Voltou para a Itália para jogar no Siena. Na temporada seguinte Roque Júnior foi jogar no Bayer Leverkusen. Depois de três anos jogou no Duisburg na própria Bundesliga.

Em nover temporadas na Europa, Roque Júnior disputou quatro Ligas Italianas, quatro Bundesliga, três Ligas dos Campeões e três Copas da Uefa. Antes de retornar ao Brasil, jogou uma temporada no Al Rayan, do Catar. Encerrou a carreira em 2010, no Ituano, do amigo e gestor Juninho Paulista.

Ainda como atleta, Roque Júnior idealizou e colocou em prática o Projeto Primeira Camisa, na cidade de São José dos Campos em 2006. Neste primeiro ano reativou as categorias de base do São José. O projeto cresceu e virou um clube de futebol. Fundado em 2007, conquistou o Campeonato Paulista sub 20 e conquistou medalha de ouro para a cidade nos Jogos Abertos do Interior disputados em Piracicaba.

O Primeira Camisa disputou três edições da Copa São Paulo e sempre passou de fase. A última vez que disputou a competição a primeira fase foi em Piracicaba.  Agora Roque Júnior retorna a cidade de Piracicaba para iniciar a carreira de técnico. Sua apresentação será às 15h30 desta sexta-feira (26/9), na sala de imprensa do estádio Barão de Serra Negra.






Fonte: Fellegger

Nenhum comentário: