quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Jonathan comemora três anos no futebol italiano de olho na Seleção

Nesta quinta-feira (11/9), o lateral-direito brasileiro Jonathan comemora três anos de sua estreia no Campeonato Italiano. Em 2011, a Inter de Milão foi até Palermo enfrentar a equipe da cidade pela primeira partida da Liga A de 2011/12. O time de Milão chegou a ficar na frente do marcador por duas vezes, mas acabou perdendo por 4 a 3. Desde então, ele já contabiliza 56 partidas pelo Campeonato Italiano, sendo 26 vitórias, 16 empates e 13 derrotas. Somente na última temporada, o camisa 2 da Inter atuou em 31 partidas da competição.

``Claro que eu lembro. Aliás, como passou rápido. Parece que foi ontem. Eu já tinha estreado na Inter, inclusive com vitória contra a Juventus, mas aquela era a primeira partida no Campeonato Italiano. Nosso time esteve bem e jogamos com bastante ofensividade na casa do adversário. Foi uma partida de sete gols, emocionante do início ao fim. Ali já deu para perceber o nível de competitividade da Série A e a qualidade dos jogadores, de diversas nacionalidades, que defendem os clubes italianos. Com certeza foi um dia marcante´´, recordou.

Naquela temporada, Jonathan foi emprestado para o Parma para ganhar experiência no futebol italiano. Depois, o lateral retornou a Inter, onde está até hoje. Na última temporada, o brasileiro se firmou de vez na equipe, conquistando a confiança do torcedor, do treinador e dos dirigentes. Além disso, também conquistou a camisa 2 e foi até cotado para assumir a lateral da Seleção Italiana na Copa do Mundo de 2014. Hoje, já mais experiente, o jogador observa o momento de carência da posição na Seleção Brasileira. Dos convocados para última Copa, Daniel Alves não parece estar nos planos de Dunga, e Maicon foi cortado da equipe nos amistosos dos Estados Unidos.

``Eu não faço o meu trabalho pensando apenas na Seleção Brasileira. Acredito que isso é uma consequência. Mas é claro que a gente espera alguma oportunidade. Eu só joguei em times grandes no Brasil, ganhei títulos importantes, defendi as seleções de base e hoje sou titular em um dos maiores clubes da Europa. Acredito que, uma hora ou outra, se eu continuar jogando bem, serei lembrado. Antes da Copa, falaram até que eu poderia defender a Seleção Italiana. Então, eu estou tranquilo, feliz com minha família aqui na Itália e fazendo o meu trabalho. Quando acontecer, certamente não vou deixar escapar a oportunidade´´, afirmou.

Em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, Jonathan terá 32 anos, mesma idade de Cafu no Mundial de 2002, por exemplo. O lateral foi revelado pelo Cruzeiro em 2004. Na Raposa, ele foi vice-campeão brasileiro e da Libertadores. Em seguida, transferiu-se para o Santos, onde foi campeão da principal competição da América do Sul em 2011. De lá, foi negociado para a Inter de Milão. Na última temporada, Jonathan foi peça importante na equipe nerazzurri, ajudando o clube a voltar a se classificar para competições europeias.

Número de partidas de Jonathan por temporada no Campeonato Italiano

2014/15
1 – Internazionale (1E)

2013/14
31 – Internazionale (13V, 12E, 6D)

2012/13
8 – Internazionale (4V, 4D)

2011/12
16 – Internazionale (4) e Parma (12) – (9V, 4E, 3D)





Fonte: Francis Melo

Nenhum comentário: