quinta-feira, 27 de junho de 2019

Vinicius Bergantin completa dois anos no comando do Ituano


O Ituano se prepara para iniciar as oitavas de final da Série D do Brasileiro justamente na semana em que o técnico Vinicius Bergantin comemora dois anos de comando da equipe. Curiosamente, o seu primeiro jogo como treinador foi na mesma competição, na última partida da Quarta Divisão do Brasileiro de 2017.

Vinícius Bergantin é o segundo técnico formado no Ituano. O primeiro foi  Doriva, atualmente no São Bento, que conquistou o Paulistão de 2014. O atual treinador do Galo de Itu fez o mesmo caminho do antecessor, começando na base, e agora prepara o seu sucessor, Luiz Antônio, que é o seu auxiliar técnico.

``É motivo de muito orgulho esses dois anos. O Luiz Antônio é excelente profissional. Acho que é liga muito boa por ele ter sido atacante e eu zagueiro. A gente se completa. Ele tem excelentes treinos para os atacantes e sempre fazemos campanhas com muitos gols no Paulistão e Copa Paulista. E isso ajuda muito. A questão da integração nossa com as categorias de base passa também pelo Luiz Antônio, que viveu do sub 15  ao sub 20. É a cara do Ituano formar jogadores e profissionais também para a comissão técnica´´, explicou Vinicius Bergantin

Com um terço do elenco formado na base e técnicos com a mesma identificação com o clube, foi criada uma filosofia de trabalho no Ituano.

``Se fortaleceu cada vez mais essa cultura do DNA do clube, que passa pela integração das categorias de base. E dos jogadores, que estão a longo prazo aqui. Vou dar o exemplo de Serrato, Paulinho Dias e Corrêa. São jogadores que compraram a causa. Antes se pensava em fazer o Paulistão e sair rápido para a carreira individual e jogar a Série B ou sair do país. Esses jogadores valorizam mais o Ituano hoje em dia. Sabendo que independente da divisão, eles estão no clube certo´´, analisou.

                                             
O Ituano vai decidir a vaga para a próxima fase contra o Vitória, atual campeão capixaba. O primeiro jogo será no Espírito Santos, próximo domingo (30/6) e o segundo no Novelli no dia 6 de julho, sábado.

``Foram dois jogos de muita excelência contra a Caldense. Agora vamos pegar outra grande equipe. O Vitória eliminou o Brasiliense, que colocou muita dificuldade para a gente na primeira fase. Serão dois jogos dificílimos contra equipe muito bem treinada, com perfil interessante. Mas nós temos que manter o nosso nível de concentração. O entendimento de cada jogo. O perfil de jogo em casa e o perfil de jogo fora. Para continuarmos sonhando com o acesso´´, comentou Vinicius Bergantin.

O cenário também muda para o Ituano. Em vez de decidir fora como na fase anterior, agora a decisão será em casa. Isso faz diferença.

``Claro que se fosse o primeiro jogo em casa a gente teria que passar pelas adversidades. Mas acredito que faz diferença decidir em casa. Porque, querendo ou não, nós conhecemos o campo e sabemos da nossa qualidade. Sempre é melhor decidir onde a gente mais conhece´´, disse o zagueiro Fellipe, que marcou um gol contra a Caldense.

``Os atletas estão em nível de sintonia muito bom. E de motivação ótimo. Não vêem a hora do jogo acontecer. Claro que existe a preparação no meio desse tempo. Soubemos jogar muito bem os dois jogos contra a Caldense, aproveitando o fator casa. E controlamos o jogo fora até aproveitar brechas proporcionadas pelo rival. Não podemos abaixar a guarda. É manter o nível de concentração e respeito, como fizemos contra a Caldense. E não será diferente contra o Vitória. Mais uma etapa que vai pedir o máximo do time em todos os níveis´´, finalizou o técnico.     




Foto: Miguel Schincariol

Nenhum comentário: