quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Novidades do Campeonato Brasileiro Feminino 2017


O Campeonato Brasileiro Feminino 2017 terá novidades. Em evento de lançamento na última terça-feira (1/11), na sede da CBF, no Rio, foram anunciadas a nova fórmula de disputa, o número de participantes, duração da competição e premiação. A principal inovação será a criação de mais uma divisão. 

A competição será dividida em Série A-1 e Série A-2, com 16 clubes cada. Haverá acesso e descenso. As duas equipes piores colocadas na A-1 em 2017 disputarão a A-2 em 2018. Consequentemente, os dois finalistas da A-2 disputarão a A1 em 2018. 


Na Série A-1, o formato prevê dois grupos, de oito clubes cada, com turno e returno. Avançarão às quartas de final os quatro times melhores colocados de cada grupo. Nesta fase, serão disputados jogos de ida e volta, assim como na semifinal e final. As equipes que chegarem à decisão farão 20 partidas. Os eliminados terão atuado 14 vezes.

Os participantes serão definidos da seguinte forma: uma vaga será para o campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2016, o Audax/Corinthians; outra para o vencedor do Brasileirão deste ano, o Flamengo/Marinha; além de oito para os oito primeiros colocados do Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino de 2017 e seis para os seis primeiros da classificação final do Campeonato Brasileiro Masculino da Série A 2016.

Se ainda houver vagas, serão preenchidas pela sequência da classificação da Série A e depois da Série B do Brasileiro Masculino 2016. Caso necessário ainda assim, o Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino de 2017 voltará a ser utilizado como critério.


A premiação prevê que o clube que se classifique para esta competição ganha 15 mil reais, quem avançar para as quartas, mais 20 mil; 30 mil para quem chegar às semis; 60 mil para o vice e 120 mil para o campeão.

Na Série A-2, a fórmula será diferente. Serão dois grupos de oito clubes cada, com turno único. Chegam às semifinais as duas equipes melhores colocadas de cada grupo. Nesta fase e na final, serão confrontos de ida e volta. Assim, os times que chegarem à final terão disputado 11 jogos, enquanto os eliminados terão jogado sete partidas.

Os participantes do ano de 2017 serão definidos através da sequência do Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino de 2016. Para o ano seguinte, são duas vagas para os clubes rebaixados da Série A-1, uma vaga para a federação número #1 do do Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino 2017 e mais 13 para demais federações. Haverá uma fase preliminar para classificação para a Série A-2. As 26 federações se enfrentam entre si em jogo único na sede da melhor ranqueada, em que o vencedor conquista a vaga. A definição dos confrontos será em 2017.

A premiação da competição será de 10 mil reais para quem se classificar à A2; 15 mil para os clubes que chegarem às semis; 30 mil para o vice e 50 mil para o campeão.  

A CBF custeará tudo no Campeonato Brasileiro Feminino das Séries A-1 e A-2: passagens aéreas ou de ônibus (dependendo da distância, consultar o Regulamento Específico da Competição); hospedagem e alimentação.

Além dos valores citados acima (de premiação por classificação e avanço na competição), o clube mandante receberá R$ 10 mil por jogo para gastos com a partida, e a equipe visitante receberá R$ 5 mil reais por jogo para despesas que tiver.






Fonte: assessoria de imprensa da CBF

Nenhum comentário: