sexta-feira, 31 de maio de 2019

Técnico Vinicius Bergantin valoriza elenco do Ituano e busca em casa a classificação antecipada na Série D


Líder do Grupo A13 da Série D do Campeonato Brasileiro, com os mesmos oito pontos do Brasiliense-DF, mas vantagem nos critérios de desempate, o Ituano encara o lanterna Serra-ES, neste sábado (1/6), às 16 horas, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu,  sabendo que a vitória assegura antecipadamente a classificação para a segunda fase.


Na boa campanha que o Ituano realiza até agora na Série D, o técnico Vinicius Bergantin utilizou 19 atletas dos 26 do elenco. Sendo que cinco dos oito reforços já estrearam. Embora seja competição curta, com apenas seis rodadas na primeira fase, o elenco equilibrado e que ofereça opções são situações importantes para o trabalho do treinador.

``Eu tive esse papo com o elenco. Geralmente eu não gosto de mudar muito o sistema de jogo. Os jogadores podem mudar, mas eu não gosto de mudar. Mas num campeonato tão difícil como é a Série D, de repente é necessário esse encaixe de esquema tático para poder levar vantagem contra os adversários. Tanto é que a gente jogou de uma maneira em Itu contra o Brasiliense, e fora de casa de outro modo. Serve para enriquecer o elenco e criar variações para mudar durante a partida´´, explicou Vinicius Bergantin.

Uma das novidades no jogo em Taguatinga-DF foi o meia Marquinho. Ele havia entrado contra o Serra-ES e Brasiliense no Novelli. No último domingo ele começou jogando.

``A gente vem trabalhando bastante durante a semana. Desde o período em que cheguei, trabalhando bem fisicamente. Todo mundo no mesmo nível. A gente recebeu oportunidade. E vem se empenhando no intuito de poder corresponder a oportunidade que vem dando o treinador Vinicius´´, comentou Marquinho, que completa 30 anos no próximo mês.


Com oito pontos, o Ituano segue na liderança do grupo e precisa do empate contra o Serra para garantir matematicamente a classificação. Mas todos sabem que, além de garantir vaga no play off, é muito importante somar pontos.

``Muito bom ganhar. Muito bom ser líder. Desde o Paulista estamos mantendo essa sequência. Todos dentro do vestiário estão cientes do que temos que fazer. Entrar em campo e corresponder da melhor maneira possível. Não achar que está tudo ganho porque o primeiro jogo foi 5 a 1 e vamos fazer cinco de novo. Muito pelo contrário. Se não me engano, em 2016, o Ituano ganhou de 5 a 3. fora. E depois perdeu em casa e acabou pegando o CSA, time difícil de se jogar. Acabou se complicando na competição e ficou fora. Temos que entrar com mentalidade de somar o máximo de pontos possíveis para pegar clubes de menor expressão na próxima fase em busca do tão sonhado acesso para a Série C´´, alertou o goleiro Pegorari.

Outro que chegou este ano e tem o mesmo pensamento  é o meia Marquinho.

``A gente está ciente disso e convictos da importância da vitória. Temos que conquistar e estamos bem focados. A gente vai entender o jogo. Temos que aproveitar as oportunidades. o Serra é qualificado também. Nós não podemos deixar subir a cabeça. Temos que ter os pés no chão e aproveitar as oportunidades que aparecer´´, afirmou.



Foto: Miguel Schincariol 


Nenhum comentário: