sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Botafogo contrata lateral do São Paulo e promove encontro de ex-jogadores para festejar o aniversário do clube

O lateral-direito Jackson, de 21 anos, é o primeiro jogador contratado oficialmente pelo Botafogo para a disputa do Paulistão de 2010. O atleta assinou contrato na manhã desta sexta-feira e será emprestado pelo São Paulo, clube com o qual tem contrato até 2011.

Jackson disputou três jogos como titular do time paulistano ainda sob o comando de Muricy Ramalho. Em 2007, Muricy declarou, inclusive, que Jackson seria lateral da seleção brasileira.

- O Jackson é um jogador jovem e promissor tanto é que tem contrato longo com o São Paulo. Um lateral nato que apesar da pouca idade tem a experiência de ter jogado Campeonato Brasileiro e Paulista - comentou o diretor de futebol Osvaldo Festucci. “Eu acredito que a camisa do Botafogo será vestida por um jogador que irá honrar as tradições do clube”, emendou.

Em 2009, Jackson disputou o Paulistão pelo Mogi Mirim, atuando em 14 jogos como titular, inclusive a partida contra o Botafogo (derrota por 3 a 2 em Mogi). Após o Paulistão, Jackson atuou pelo São Caetano, na Série B do Brasileiro.

A apresentação do jogador ainda não tem data definida. O Botafogo trabalha para anunciar mais contratações ainda neste mês de outubro.

Confira a ficha técnica do contratado:

Jackson

Nome completo: Jackson Henrique Goncalves Pereira
Nascimento: 03/06/1988, em Franca-SP
Altura 1,76 m - Peso: 68 Kg
Idade: 21 anos
Clubes em que atuou: Internacional-SP (2002);: Rio Branco-SP (2003-2004); São Paulo (2005-2007);: Uberaba-MG (2008); Mogi Mirim (2009) e São Caetano (2009).

ENCONTRO DE EX-JOGADORES

Os encontros anuais entre jogadores do passado já viraram tradição no Botafogo. Neste ano, pela comemoração dos 91 anos de fundação, não será diferente. No próximo domingo, dia 18, a comunidade botafoguense terá a oportunidade de se reencontrar com grandes craques das décadas de 60, 70 e 80, que passaram não só pelo Tricolor ribeirãopretano, mas também em outros clubes.

O presidente da velha guarda botafoguense, Henrique Sallles, ex-jogador e ex-dirigente do Botafogo, vai organizar o encontro. Ele contou que nestee ano os convites a ex-jogadores foram estendidos.

- Os ex-atletas foram autorizados a convidar os amigos que também jogaram futebol, mesmo que não tenham atuado no Botafogo. Nós também somos convidados para outros eventos de clubes co-irmãos e também devemos fazer o mesmo - ressaltou Henrique.

A festa acontecerá neste domingo a partir das 11h30, na Rua Paraíso, 671, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto. Maiores informações são obtidas através do telefone 16 - 3630-3003.

Boi e Porco no Rolete, os pratos principais

O cardápio principal da festa da família botafoguense serão os tradicionais Boi e Porco no Rolete. Além disso, haverá lingüiça, arroz branco, farofa, couve, tutu de feijão, mandioca entre outras especiarias. O convite para participar do evento custa R$ 20 com bebidas à parte. O telefonei sai 0800-942-8000 está à disposição para compra de convites com taxa de entrega a R$ 5 para moradores de Ribeirão Preto.

Defensor artilheiro chega a 11 gols na temporada

A função principal de um zagueiro ou de um volante no futebol é evitar gols dos adversários. Mas para Tobias, zagueiro e volante do Botafogo, marcar gols virou rotina. Em 2009, ele já anotou 11 gols dos mais diversos tipos: pênalti, cobrança de falta, de cabeça e finalizações dentro e fora da área. O último foi marcado no último sábado, em Itu, no empate por 1 a 1 com o Ituano, pela Copa Paulista.

O jogador marcou seis gols pelo XV de Jaú no primeiro semestre de 2009, no Campeonato Paulista da Terceira Divisão (Série A-3), e com a camisa do Botafogo mais cinco na Copa Paulista.

- O segredo para marcar muitos gols como jogador de defesa é o trabalho, a dedicação e muita concentração. Faço o que meus treinadores pedem e sempre um pouco a mais - explicou Tobias.

No futebol mundial, Tobias diz acreditar que se enquadra no perfil de um jogador moderno.

- Não gosto de dar chutão e sempre tento sair jogando. Na marcação, procuro não dar espaço para os adversários ficarem de frente para o gol - analisou o jogador.

Tobias ainda afirmou que vive a melhor fase da carreira vestindo a camisa do Botafogo. E ele espera continuar no clube para disputar o Paulistão em 2010.

- Estou muito bem preparado fisicamente e na parte técnica sempre tem um algo a mais para melhorar. Nunca podemos pensar que estamos na melhor forma sempre temos que nos aperfeiçoar - ponderou Tobias.

O bom momento faz o jogador lembrar-se de passagens ruins em sua vida, quando ele até pensou em parar de jogar futebol.

- A estrutura familiar é o que vem me ajudando. Realmente já pensei em parar duas vezes por não conseguir arrumar clube. Hoje defendo o Botafogo como se fosse a chance da minha vida de conseguir algo melhor para mim e para a minha família - contou Tobias.

Aos 25 anos, o jogador afirma também que está evoluindo a cada campeonato disputado.

- Este ano está dando tudo certo pra mim. Foram muitas alegrias no meu lado profissional, tanto é que hoje estou no Botafogo pelo trabalho que fiz no XV de Jaú. Espero melhorar cada vez mais -ressaltou Tobias.

Apesar do início ruim na segunda fase da Copa Paulista, com dois empates e uma derrota, o Botafogo ainda tem chances de classificação. Basta conquistar sete dos nove pontos ainda em disputa.

- Começamos mal a segunda fase, mas na primeira iniciamos assim também e recuperamos. Agora só nos resta a vitória. Não podemos mais vacilar - comentou Tobias.

O Botafogo ainda enfrenta no returno das oitavas de final o Ituano (casa), São Bernardo (fora) e Ferroviária (casa).

Bira aposta na classificação

O lateral-direito Bira foi contratado pelo Botafogo para ser o camisa dois da equipe tricolor. Aos poucos, foi conquistando seu espaço sendo titular na maioria dos jogos e entrando, quando suplente, em quase todas as partidas. Em fase importante na Copa Paulista, Bira acredita na classificação do Tricolor.

- Não iniciamos bem a segunda fase porque faltou um pouco de maturidade a nossa equipe, mas já crescemos na última partida e merecíamos até a vitória. Vamos fazer por merecer nossa classificação. Acredito muito nisso - ressaltou o lateral de 25 anos, que já atuou por Mogi Mirim, Barueri, América de Rio Preto e Cruzeiro, nas categorias de base.

Prestes a ser pai pela primeira vez, já que sua filha nascerá em novembro deste ano, o jogador que passou por momentos difíceis na carreira quando era mais jovem, diz acreditar que vive um ótimo momento profissional e pessoal, não só pela sua força de vontade e competência dentro de campo, mas também pela oportunidade de jogar pelo Botafogo, um clube de marca forte, segundo ele.

- O Botafogo é um clube muito grande, que abriu as portas para mim não só aqui, mas também para o mercado. Mesmo que eu não fique aqui para o ano que vem, serei muito grato - avisou Bira.

Como função principal no time do Botafogo, Bira tem a marcação, mas não deixa de ir ao ataque. Ele não diz ter característica fixa.

- Faço o que o técnico me pede. No Botafogo, a pedido do Galli, fico mais na marcação. Eu jogo para o time - explicou o lateral, que fez questão de agradecer duas pessoas do clube. “O Galli e o Macalé são pessoas que eu agredeço porque me deram a chance de estar aqui hoje. Eles me deram a chance de aparecer na vitrine do futebol, vestindo essa camisa tão tradicional”, emendou.

Nenhum comentário: