quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Rio Claro apresenta o seu novo modelo de gestão e anuncia Paulinho MacLaren como treinador no Paulistão 2010

Implantar um novo modelo de gestão técnica, administrativa e econômica. É com esse objetivo que nasce a Rio Claro Futebol Ltda., uma empresa criada para gerenciar os departamentos de futebol profissional e amador da equipe do interior paulista.

A nova empresa foi criada numa sociedade entre a C2B Sports e o próprio Rio Claro. A C2B chega com a expertise em gestão de clubes, formação de jogadores, geração de negócios e administração de carreira de atletas profissionais e o Rio Claro entra com toda a tradição, torcida e história de um clube centenário.

Com a nova sociedade, a presidência da Rio Claro Futebol Ltda fica a cargo de André Barros, 27 anos, um dos sócios da C2B Sports. Jovem empresário, André é formado em Administração de Empresas pela Crowder College, nos Estados Unidos e com MBA em Gestão Esportiva pela Fundação Getúlio Vargas. Sua área de atuação profissional sempre foi ligada ao mercado de negócios no futebol, envolvendo gerenciamento de carreira de atletas e entidades desportivas.

- Apostamos muito na sinergia que tivemos desde os primeiros contatos com a direção do Rio Claro. Toda afinidade de pensamentos e objetivos, somada ao potencial econômico, social e esportivo da cidade e ao modelo de gestão que desenvolveremos, são fortes sinais de que poderemos nos tornar referência como administração de um clube de futebol - analisou André Barros.

A primeira amostra desse profissionalismo é o patrocínio dos uniformes. A empresa ProX (www.proxsports.com.br) será a responsável por fornecer material esportivo aos atletas e à comissão técnica do Rio Claro durante o ano de 2010.

O presidente do Rio Claro Futebol Clube, Peterson Baugartner, também acredita no sucesso da nova empresa. “Sempre estivemos abertos a novas oportunidades de gestão. Somos um clube centenário, mas muito moderno administrativamente. Temos certeza que estamos dando um grande passo para continuarmos evoluindo como time de futebol”, afirmou. O passivo existente hoje é de aproximadamente R$ 3,5 milhões. O pagamento dessa dívida será gerenciado pela nova empresa.

Ao seu lado na condução do Rio Claro Futebol Ltda, o presidente André Barros contará com o suporte dos ex-jogadores César Sampaio e Cléber. O ex-capitão da seleção brasileira é um dos sócios da C2B Sports e o ex-zagueiro ocupará o cargo de gerente de relações internacionais da nova empresa. A dupla tem histórico recente de sucesso na gestão dos Departamentos de Futebol do Mogi-Mirim, Figueirense, Guaratinguetá e no próprio Rio Claro Outro membro do time será o Gerente Operacional, Ricardo Gaz, que também possui vasto conhecimento em administração esportiva.

- Um dos trabalhos desenvolvidos pela C2B foi um grande estudo do mercado do futebol que nos permitiu definir o modelo ideal para gestão de um clube de futebol de pequeno e médio porte. Dentro desse estudo, apenas um item esteve presente em todas as situações: a formação de jovens talentos, que permite uma diminuição de custos operacionais e um futuro retorno do investimento. Será principalmente, nesse sentido que trabalharemos e direcionaremos nosso foco principal a médio e longo prazo. Isso não significa, porém, que só trabalharemos nesse sentido. Tecnicamente é preciso um time competitivo e podemos garantir que nós teremos isso - garantiu César Sampaio.

Dentro das quatro linhas, o comando técnico será do ex-jogador e hoje treinador de futebol, Paulinho MacLaren. Atual técnico do time sub-20 do Rio Claro, que faz campanha invicta e impecável no Campeonato Paulista da categoria, com 14 jogos, 12 vitórias e dois empates, Paulinho foi convidado para assumir a equipe principal do Rio Claro na disputa do Paulistão de 2010.

- É um desafio muito grande para todos nós. O projeto é muito bonito e conduzido por gente séria. Acredito que com muito trabalho e dispondo de todo o suporte técnico, médico, fisiológico e administrativo que teremos, poderemos atingir nossos objetivos para 2010, que serão a manutenção na Série A-1 do Campeonato Paulista e a conquista da vaga na série D do Campeonato Brasileiro - afirmou Paulinho Mac Laren.

A C2B Sports

A C2B Sports é uma empresa especializada em gestão esportiva. Atuando nas áreas de administração de entidades e de carreiras de atletas profissionais, a C2B apresenta uma real solução baseada em pesquisas de mercado e em um claro conceito administrativo de negócios.

A C2B nasceu da fusão de duas empresas: a 2B ADM, cujo braço esportivo tinha como sócio André Barros e a CRC, de propriedade dos ex-atletas César Sampaio, Cléber e do empresário e médico especializado em esporte, Renato Romani.

A 2B ADM-Esporte atuava na administração de carreiras de atletas profissionais e associações esportivas e na intermediação de transferências nacionais e internacionais. Mais do que gerenciar, o principal foco de atuação sempre foi formar cidadãos para que eles desempenhassem atividades desportivas de forma profissional nos aspectos social, cultural, econômico e financeiro. Com vasta experiência no mercado do futebol, a 2B ADM se credenciou como uma das empresas com maior indíce de satisfação nos negócios realizados no mercado do futebol.

Já a CRC possui grande experiência na formação de jogadores e na gestão técnica e administrativa de clubes, tanto nas categorias de base quanto no profissional. Tendo já atuado no Rio Claro Futebol Clube e no Mogi-Mirim, a CRC reestruturou os departamentos de futebol dos dois clubes e implantou um novo modelo de gestão baseado na captação de recursos externos e formação de novos talentos, tendo como suporte um acompanhamento técnico, físico, médico, fisiológico e psicológico para o atleta.

Os sócios

André Barros

Formado em Administração de Empresas pela Crowder College, nos Estados Unidos e com MBA em Gestão Esportiva pela Fundação Getúlio Vargas, André Barros era sócio da empresa 2B ADM. Possui larga experiência em intermediação de transferências de atletas profissionais, administração de carreiras de jogadores e empresas ligadas ao esporte. Dentre o grupo de atletas que a 2B ADM gerenciou a carreira, podemos destacar o meio campista Douglas, ex-Corinthians, hoje no Al Wasl, dos Emirados Árabes. Outro case de sucesso foi a participação da empresa na gestão do Guaratinguetá, que chegou a disputar a semifinal no Campeonato Paulista, no ano de 2008.

Renato Romani

Médico especializado em esporte, possui vasta experiência em viabilidade econômica e gestão técnica e administrativa de clubes. Aliando as atividades de médico especializado em atividades físicas e esporte, de professor e de gestor de recursos, trabalhou no clube A Hebraica, na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), no Laboratório Fleury e no Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (CEMAFE). Já atuando no mercado do futebol, iniciou uma parceira com César Sampaio na equipe do Rio Claro, reestruturando operacionalmente a equipe e a preparando para o ano seguinte de maneira racional e produtiva. Continuou a desenvolver papel fundamental na gestão do departamento de futebol do Mogi-Mirim, dentro do mesmo processo de readequação financeira e captação de investimentos.

Cesar Sampaio

Ex-jogador pentacampeão do mundo, em 2002 e considerado diferenciado pelo meio, César Sampaio se preparou para exercer a função de gestor. Fez curso de marketing esportivo, na Trevisan, graduação em gestão de esporte na Universidade São Marcos e tem um histórico de ótimos trabalhos desenvolvidos nos clubes em que passou. Juntamente com Rivaldo criou a empresa CSR, que respondeu pela gestão do Guaratinguetá, que saiu da quinta divisão do futebol paulista para a primeira, do Figueirense, que em 2000, depois de 25 anos fora da elite do futebol nacional, retornou à primeira divisão, além de conquistar o tricampeonato catarinense. Desenvolveu projetos e prestou consultoria sobre viabilidade econômica para o Pelotas (RS) e o Metropolitano (SC), até que em 2008, assumiu a direção de futebol do Rio Claro (SP) quando a equipe estava prestes a ser rebaixada para a segunda divisão do futebol paulista, o que acabou acontecendo. Reestruturou o departamento, adotando um novo modelo de gestão que valorizava as categorias de base e a equipe retornou em 2009 à série A1 do campeonato paulista, além de ter negociado sete atletas para os mercados nacional e internacional.

Cléber Américo

Um dos atletas considerados mais sérios e dedicados entre os de sua época, Cléber sempre se diferenciou pelo forte envolvimento de grupo. Atuou por vários clubes brasileiros e do exterior, entre eles, Atlético Mineiro, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Figueirense, São Caetano, Logroñes (ESP) e Yverdon (SUI), além de disputar 15 jogos pela Seleção Brasileira. Conquistou muitos títulos, o principal deles, a Libertadores da América, pelo Palmeiras em 1999. A vocação de dentro de campo continuou quando iniciou sua nova carreira fora dos gramados. Trabalhou nos Departamentos de Futebol do Mogi-Mirim, Figueirense, Guaratinguetá, no próprio Rio Claro e no América (MG)

A C2B Sports e a cidade de Rio Claro

- Nós da C2B entendíamos que um clube forte e tradicional era fundamental para o complemento de nosso ciclo de negócios, mas que, além do clube, a cidade deveria estar preparada para receber e interagir com esses novos negócios. Encontramos em Rio Claro essa associação - explica Renato Romani diretor executivo da C2B Sports.

A C2B tem em seu portfólio não apenas jogadores, mas programas internacionais de intercâmbio, relacionamentos comerciais diretos com clubes no exterior, além de um projeto de formação de talentos. Faz parte do planejamento estratégico, da C2B Sports uma forte interação com o empresariado da região visando oportunidades de negócios e parcerias.

- Nossa idéia é trazer também um certo fluxo de riqueza para o comércio local; temos a intenção de usar os hotéis da cidade, as clínicas médicas, os laboratórios, as padarias, as farmácias, o transporte, enfim, queremos ser vistos como uma empresa, com mais de 120 funcionários, que se instala na cidade - explicou Romani.

A C2B Sports tem uma proposta de trabalho com foco em sua governança corporativa e o comprometimento com o desenvolvimento social da comunidade com que interage. Um exemplo disso é a primeira atividade da empresa em Rio Claro: no próximo sábado (24.10), depois do jogo Rio Claro x Barueri (sub-20), que começará às 15h30, no Estádio Municipal Dr. Augusto Schmidt Filho, irá acontecer uma partida entre os Amigos de César Sampaio e Cléber e o empresariado local. O jogo será beneficente e a entrada será um 1 Kg de alimento não perecível. O montante arrecadado será doado a UDAM - União de Amigos do Menor. A UDAM é só a primeira entidade que fará parte de um programa social de futebol a ser desenvolvido em parceria entre a prefeitura e o Rio Claro Futebol Ltda.

- Acreditamos em relacionamentos de longo prazo calcados em conceitos de igualdade. Assim, se o negócio for bom para nós, C2B Sports e Rio Claro Futebol Ltda, será bom para a cidade de Rio Claro. Ações como essas serão frequentes a partir de agora. Acreditamos que o futebol e o esporte como um todo, têm um papel importante na sociedade. Sempre que pudermos, vamos envolver o time e a cidade em eventos desse tipo - completou o presidente da Rio Claro Futebol Ltda., André Barros.

Informações: assessoria do Rio Claro

Nenhum comentário: