segunda-feira, 12 de outubro de 2009

São Caetano lança estratégia de marketing para tentar aumentar a sua torcida

No ano em que completa 20 anos, o jovem São Caetano – com seu departamento de marketing – lança um projeto para aumentar sua relação com a torcida. Quando surgiu, no dia 4 de dezembro de 1989, embalou-se com a ajuda da Bengala Azul (torcedores com mais de 60 anos) e outras torcidas que sempre seguiram o Azulão no estádio Anacleto Campanella, pelo interior do Estado e Brasil, e até no exterior, pela Libertadores da América.

Numa cidade de apenas 15km², o São Caetano conquistou o coração do Brasil como um pequeno gigante. Um time novo, próximo à Capital, que tornou-se vice-campeão da Copa João Havelange (2000), do Campeonato Brasileiro (2001) e da Libertadores da América (2002), conquistas obtidas por poucas equipes do país. A equipe obteve sua maior glória em 2004, quando conquistou o título do Campeonato Paulista da Série A-1 (Primeira Divisão). Depois, também foi vice Estadual em 2007.

Após sua ida para a Série B do Brasileiro (em 2006), o clube não se esqueceu do planejamento e agora, no ano em que completa 20 anos, quer aumentar a nova geração de torcedores, com o lançamento do projeto “Pequenos Gigantes”.

Nas participações da Série B, o São Caetano teve um ligeiro aumento de média de público em casa. Em 2007, média de 757 pagantes. Já em 2008, passou para 880. Neste ano, com a equipe próxima do acesso, o clube tem uma média de 1.408, graças a promoções, como o Sócio-Torcedor, Desafio Azulão e o pagamento de meia-entrada (desconto no ingresso) caso o torcedor vá ao Anacleto com a camisa oficial.

FUTURO

O novo projeto, “Pequenos Gigantes”, espera aumentar esta relação torcedor-time.

- A criança da região, pela proximidade com São Paulo, nasce torcendo por clubes tradicionais. Mas sabemos que no fundo ela tem uma simpatia pelo São Caetano. Queremos abrir nossas portas para essas crianças, futuros torcedores, que caminharão com o sucesso do time, que levou o nome Azulão para o mundo - disse o presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza.

Os Pequenos Gigantes visitarão primeiramente a sala de troféus do clube, na sede social. Depois, vão conhecer o auditório, onde estão todos os uniformes usados nestes 20 anos pelos jogadores do clube – muitos deles que chegaram à seleção brasileira, como Silvio Luiz, Mineiro, Gilberto, Marcelo Matos, Túlio Maravilha, Edílson, entre outros, como Serginho Chulapa, Adhemar, Dininho e Serginho.

Uma história gloriosa que será contada por torcedores fanáticos, que acompanharam a trajetória.
Logo em seguida, o ônibus levará as crianças para o estádio Anacleto Campanella. Direto para dentro do campo. Com os pés na grama e diante de muita realidade, elas terão a chance de ficar cara a cara com os atuais ídolos para tirar fotos, pegar autógrafos e até bater uma bolinha com os profissionais do futebol.

Com o início do treino, os Pequenos Gigantes terão o privilégio de acompanhar de perto o trabalho dos jogadores e da comissão-técnica. Todos receberão um kit, com um card (para pegar autógrafo de seu ídolo), um informativo com dados dos jogadores e serão convidados para ver um jogo gratuitamente do Azulão, no Anacleto Campanella.

A primeira escolinha a participar do Projeto foi a Show Ball de Ribeirão Pires, com cerca de 60 crianças.

- Essa aproximação do torcedor com nós, jogadores, é algo emocionante para os dois lados. Foi possível ver nos olhos a alegria das crianças em saber que somos ídolos, mas acessíveis e comuns como qualquer outra - explicou o goleiro Luiz.

As visitas estão abertas às escolinhas de futebol, colégios e instituições interessadas. A agenda e programação serão montadas pelo departamento de marketing de acordo com o calendário do time.

Contatos pelo telefone (11) 4232-0944 ou via e-mail, pelo livia@adsaocaetano.com.br

Informações: assessoria de imprensa do São Caetano

Nenhum comentário: