terça-feira, 15 de abril de 2014

Luxemburgo do Interior leva São Bento ao Paulistão 2015

No final de 2013, o técnico Paulo Roberto Santos (55 anos) aceitou o desafio da diretoria do centenário Esporte Clube São Bento (veja mascote ao lado), fechou com o elenco e no último sábado (12/4) entrou de vez para história do time de maior torcida da cidade de Sorocaba.

Depois de sete anos sem disputar a elite do futebol paulista, o Azulão Sorocabano sob o comando do capacitado treinador, na ultima rodada da Série A-2 (Segunda Divisão), venceu o Catanduvense por 2 a 1, no Estádio Silvio Salles, em Catanduva, ficou com a terceira colocação e disputará o Paulistão em 2015.

Paulo Roberto Santos, carioca da gema, ao longo de seus 25 anos de carreira coleciona títulos e conquistas entre as dezenas de clubes que comandou. Devido a seu temperamento, estilo elegante de se vestir e dos vários títulos conquistados com times pequenos, é conhecido como Vanderlei Luxemburgo do Interior. Por onde passou, sempre pregou identificação e comprometimento com clube e isso sempre cobra de seus atletas, alegando que só assim é possível ganhar o respeito de todos e alcançar os objetivos.

Confira os acessos e conquistas do treinador

1988- Campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro - Pouso Alegre Futebol Clube (acesso)
1989- Campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro - Minas Esporte Clube (acesso)
1993- Campeão da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro - Unaí Esporte Clube (acesso)
1994 - Campeão da Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense - Sociedade Esportiva do Gama
1998 - Campeão da Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense - Sociedade Esportiva do Gama
2001 - Campeão da Quinta Divisão do Campeonato Paulista - Rio Claro Futebol Clube (acesso)
2002 - Vice-campeão da Quarta Divisão do Campeonato Paulista - Rio Claro Futebol Clube (acesso)
2005 - Quarto colocado da Série A-3 (Terceira Divisão) do Campeonato Paulista - Rio Claro Futebol Clube (acesso)
2005 - Vice-campeão da Copa Paulista - Rio Claro Futebol Clube
2006 - Terceiro colocado da Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista - Rio Claro Futebol Clube (acesso)
2008 - Campeão da Copa Paulista - Clube Atlético Sorocaba
2012 - Terceiro colocado da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense - Arapongas Esporte Clube
2013 - Vice-campeão da Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista - Rio Claro Futebol Clube (acesso)
2014 - Terceiro colocado da Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista - Esporte Clube São Bento (acesso)

São Bento e Atlético Sorocaba mais uma vez revezam na Elite

Como aconteceu em 2005, a historia voltou a se repetir em 2014. Enquanto um sobe o outro desce no futebol de Sorocaba. Parece que pela vontade dos “Deuses do Futebol” ainda não chegou o momento dos rivais São Bento e Atlético Sorocaba realizarem o esperado dérbi sorocabano pelo Paulistão.

Um dérbi mexe com toda cidade, seja em qualquer divisão, mas pela elite tem gosto especial.  Algumas cidades do interior de São Paulo, além de Santos, já tiveram o privilégio de acompanhar um clássico local pelo Paulistão.

Santos, Portuguesa Santista e Jabaquara realizaram grandes jogos na cidade de Santos. Ponte Preta e Guarani grandes clássicos de Campinas, e o tradicional Come-Fogo de Ribeirão Preto entre Comercial e Botafogo.

Assim como dérbi sorocabano, o dérbi da cidade de São José do Rio Preto entre os rivais América e Rio Preto também nunca foi realizado na elite estadual. Por ironia do destino, em 2007, quando o Jacaré conquistou seu primeiro acesso ao Paulistão, no mesmo ano o Mecão foi rebaixado a Série A-2. Também, Rio Claro e Velo Clube, embora os dois times da cidade de Rio Claro já disputarem o Paulistão, nunca se enfrentaram na elite.

Toda Sorocaba esportiva sonha há décadas com dérbi sorocabano na elite do futebol paulista. No inicio dos anos 60, precisamente em 1963, o São Bento debutava na Divisão Especial (atual A-1) enquanto que outro time da cidade, o Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, popular Estrada, lutava com todas as forças pelo acesso em disputa da Primeira Divisão (atual A-2). Mas o sonho da cidade em poder contar com dois representantes na principal divisão do futebol acabou em 1968, com o fim do departamento de futebol profissional do Estrada.

Representante único da cidade no Paulistão, o São Bento reinou sozinho, se acomodou e depois de 29 anos ininterruptos na elite foi rebaixado em 1991.

No inicio da década de 90 surge o rival Atlético Sorocaba, que entrou para o cenário do futebol profissional em 1993 e, em 1994, ao lado do São Bento, disputou a Série A-3 do Campeonato Paulista, divisão que ambos disputaram até 2001, quando juntos subiram a Série A-2.

Em 2003, o Galo conquistou acesso ao Paulistão e disputou a elite por duas temporadas. No ano de 2005 foi quando os rivais se desencontraram pela primeira vez no caminho da Série A-1. Enquanto o Atlético amargava seu rebaixamento a Série A-2 do Paulista, de outro lado, o São Bento superando as crises financeiras conquistava o acesso a elite paulista.

De 2004 a 2007, período de quatro anos, a cidade de Sorocaba teve seu representante no Paulistão. No primeiro biênio (2004 e 2005) com o Atlético Sorocaba  e no segundo biênio (2006 e 2007) com o São Bento.

Novamente o desencontro se repetiu em 2014, o Atlético Sorocaba depois de duas temporadas na elite (2013 e 2014) foi rebaixado e disputará a Série A-2 no próximo ano, enquanto o São Bento, pela terceira vez em sua história, conquista o acesso a elite e disputará o Paulistão em 2015.





Fonte: Luiz Caros Éden - Sorocaba (SP)



Nenhum comentário: