sexta-feira, 16 de outubro de 2009

São Caetano precisa vencer para seguir sonhando com acesso à Primeira Divisão, e Ponte cumpre tabela em Campina Grande

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B prossegue nesta sexta-feira com a realização de mais três partidas. Na abertura, na última terça-feira, o líder Vasco goleou o Vila Nova-GO por 4 a 1, enquanto o vice-líder Guarani derrotou o Duque de Caxias-RJ por 2 a 1. Cariocas e paulistas disputam o título da competição e estão muito próximos do acesso à Primeira Divisão.

Nesta sexta-feira, o São Caetano enfrenta o desesperado ABC, de Natal, que está na 18ª colocação e correndo cada vez mais perigo de rebaixamento à Série C. A partida acontece no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O jogo será transmitido ao vivo pelo PFC, com narração de Odinei Ribeiro, eu estarei nos comentários, e a Laura Fonseca nas reportagens. A coordenação será de Estevão Nunes.

Punido pelo STJD com 120 dias, o técnico Antônio Carlos Zago foi absolvido por meio de um recurso e estará de volta ao banco de reservas bo comando do São Caetano. O treinador, que tirou o Azulão da lanterna, ainda acredita no acesso na Série B, apesar de os matemáticos garantirem poucas chances ao clube do Grande ABC.

- Na décima rodada, chegamos a ficar em último. Tivemos nove vitórias, ficamos entre os quatro melhores e entramos na briga. Era uma equipe desacreditada e que hoje tem chances de subir. Não traço metas até o fim do campeonato. Os jogadores estão na cabeça que temos que dar um passo, fazer uma final de cada vez. E o principal: não pensar em resultados dos adversários - afirmou Zago.

Numa reunião, que contou com a presença de toda diretoria, os jogadores receberam a orientação de pensar apenas no ABC-RN, curiosamente, a equipe que marcou o salto do Azulão no torneio. Na 11ª rodada, uma vitória por 4 a 0, em Natal, deu início à arrancada que colocou a equipe entre os candidatos ao acesso.

- Nesta sequência de vitórias, nunca pensamos em outros jogos. Demos o sangue para sair da zona de rebaixamento e subir na tabela. Deu certo. Muitos já colocam Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO na Série A. Isso não nos incomoda. Estamos oito pontos do G-4, mas com nove partidas e 27 pontos em disputa. Vamos deixar o favoritismo e esta responsabilidade para estas equipes e fazer nossa primeira final nesta sexta. Depois, teremos outra contra o Duque de Caxias, e assim até o final. Faremos nossa parte - garantiu o meia Eduardo Ramos.

DÚVIDAS

Zago não terá dois jogadores para encarar o ABC-RN. O volante Adriano e o zagueiro Douglas foram expulsos no empate com a Portuguesa e cumprem suspensão. Por outro lado, ele terá à disposição o volante Jairo (volta de terceiro amarelo), o lateral-direito Artur (recuperado de uma lesão na coxa esquerda), o meia Éverton Ribeiro (luxação no ombro direito) e o lateral-esquerdo Bruno Recife (não pode atuar contra a Lusa, dona de seus direitos).

Certezas? O técnico confirmou a volta de Jairo e Bruno Recife. Galiardo, que jogou na lateral contra a Lusa, sentiu uma entorse no tornozelo e ficará sob observação.

- Tivemos lesões com Patricio, Vandinho, Éverton, Artur, fiquei 45 dias punido e isso nos prejudicou. Mas hoje tenho um elenco com vontade de vencer. Isso é o mais importante - finalizou o treinador, que vai anunciar o time titular minutos antes do duelo com o ABC-RN.

MUDANÇAS NA ESCALAÇÃO DA PONTE PRETA

A Ponte Preta entrará em campo na noite de hoje, às 21 horas, para encarar o Campinense, em Campina Grande, com um time diferente do que empatou com o Vasco por 1 a 1, no último sábado, em Campinas. Serão cinco mudanças que o técnico interino Wanderley Paiva deverá fazer na equipe, sendo que três desfalques possuem um ponto em comum: o árbitro Edivaldo Elias da Silva, que no jogo contra o time carioca expulsou o zagueiro Jean, e deu o terceiro amarelo (entre os dez distribuídos aos jogadores alvinegros) para o também zagueiro Dezinho e para o capitão Deda. Já no ataque, Danilo Neco está fora por sentir dores no joelho direito.

O novo time alvinegro terá uma dupla de zaga inédita na competição. Os garotos Marrom e Renan, atletas revelados na categoria de base pontepretana, começarão pela primeira vez juntos como titulares.

- Estou ansioso, pois esta é a oportunidade que estava esperando. E o bom é que não ficarei preocupado com o entrosamento com o Marrom, pois já jogamos muitas vezes juntos nas categorias de base - disse Renan, que já estreou no time profissional no dia 14 de outubro, quando entrou no lugar do próprio Marrom, lesionado, no empate em 1 a 1 com o Ceará, no Castelão.

Já as últimas mudanças são os retornos do lateral direito Edílson e do volante Pirão, após cumprirem suspensão automática. No ataque, a dúvida segue para saber quem entrará na vaga de Neco. Lins e Finazzi lutam por um espaço no time ao lado de Evando, autor do último gol alvinegro, contra o Vasco.

No outro jogo de hoje, em Florianópolis, o Figueirense, também atrás de uma vaga no G-4, terá pela frente o Juventude.

Confira a 30ª rodada da Série B:

Terça-feira:

Guarani 2 (Fabinho e Leo Mineiro) x Duque de Caxias-RJ 1 (Leandro Chaves)
Vasco 4 (Nílton, Amaral, Titi e Elton) x Vila Nova-GO 1 (Nena)

Sexta-feira - 21 horas:

Campinense x Ponte Preta
São Caetano x ABC-RN
Figueirense x Juventude-RS

Sábado:

16h10 - Bragantino x Bahia
16h10 - América-RN x Fortaleza
16h10 - Atlético-GO x Portuguesa
16h10 - Ceará x Brasiliense
21h - Ipatinga-MG x Paraná

Nenhum comentário: