segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Museu do Futebol realiza webinário sobre pesquisa em museus para profissionais da área e interessados


O Museu do Futebol realiza, a partir desta terça-feira (18/8), um ciclo de webinários gratuitos com o objetivo de abordar vários aspectos relacionados às práticas, ferramentas e métodos de pesquisa em museus. Iniciativa do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, núcleo responsável pela pesquisa, documentação e gestão de acervos, o evento será realizado em quatro módulos voltados a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área.

As inscrições podem ser feitas no site do Museu do Futebol – ou pelo link direto is.gd/MFpesquisa.

Realizados com o apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) e da Tomara! Educação & Cultura, os encontros abordarão temas como gestão, estratégias de pesquisa e a relação com as comunidades, ferramentas e métodos, e pesquisas de público. O Museu do Futebol e o SISEM-SP integram a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A proposta do Webinário Pesquisa em Museus: Conhecimento, Territórios e Público é abordar a centralidade da pesquisa no conjunto de práticas museológicas que articulam os acervos, os públicos e seus territórios de atuação. É por meio da pesquisa que o Museu pode ampliar seu repertório original, revisitar conceitos e interpretações, contribuir com novas fontes e gerar conteúdos a públicos e finalidades diversas.

O tema será apresentado e debatido em quatro encontros on-line, que abrirão espaço para a apresentação de experiências brasileiras e buscará oferecer um repertório de técnicas, metodologias e conceitos para realização de projetos de pesquisa, incluindo práticas a partir de ferramentas digitais e online – que vêm sendo cada vez mais utilizadas no contexto da crise causada pela pandemia do coronavírus.

Os participantes podem escolher participar de um, dois, três ou dos quatro eventos. Não é necessário ser especialista em cada área. Os webinários acontecem sempre às terças-feiras das 10h às 12h, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

18/8

Módulo 1: Gestão: pesquisa em museus e centros de referência

Inaugurando o ciclo, o intuito deste encontro é apresentar o tema pesquisa em museus a partir da realidade das instituições do estado de São Paulo, tratando sobre a política pública estadual com suas diretrizes para a área e trazendo casos que representam vias de possibilidades para tal atuação. O primeiro módulo terá mediação de Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro; e a participação de Tayna Rios, do Comitê de Política de Acervo da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura do Estado do São Paulo, Bruno Bortoloto do Museu do Café e Angélica Fabbri do Museu de Casa Portinari, Museu Índia Vanuíre e Museu Felícia Leirner.

25/8

Módulo 2: Estratégias de pesquisa: repertório patrimonial e articulação com as comunidades

O segundo módulo tem a intenção de apresentar as experiências de museus convidados no processo de pesquisa e mapeamento dos territórios e comunidades, bem como as estratégias utilizadas para a ampliação do repertório patrimonial e sua transposição em ações aos públicos. O módulo terá a participação de Nicole Costa, do Paço do Frevo (Recife), Thais Creolezio do Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida, e de Clarisse Rosa, representante do projeto de desenvolvimento do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB). Mediação de Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil, organização social de cultura que gerencia o Museu do Futebol.

1º/9

Módulo 3: Ferramentas e métodos para produção de pesquisa

O terceiro evento vai apresentar os caminhos práticos para a realização de pesquisas, as ferramentas existentes em ambientes virtuais, bem como modelagem, aplicação e elaboração de diferentes produtos a partir dos dados coletados. O encontro contará com a participação de Clara Azevedo e Julia Picchioni, sócias da Tomara! Educação & Cultura, e Tiemi Costa, antropóloga com experiência em desenvolvimento de métodos de pesquisa on-line. Mediação de Daniela Alfonsi, antropóloga e coordenadora de projetos na Expomus.

8/9

Módulo 4: Pesquisas de público:  planejamento, monitoramento e avaliação

O quarto e último módulo apresentará o papel da pesquisa e estudos de público, como fazer e como aplicar, ressaltando sua importância, especialmente no novo contexto de pandemia, para o desenho de estratégias de ações, introduzindo uma discussão sobre abordagens antirracistas. Este encontro contará com a participação da Clara Azevedo, sócia da Tomara! Educação & Cultura, da pesquisadora e gestora cultural, Beth Ponte, e Walquiria Tiburcio, sócia consultora na empresa Move Social. Mediação de Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil.


Nenhum comentário: