quarta-feira, 10 de junho de 2009

Confiram as informações dos 32 clubes que disputarão a Copa Paulista

A Copa Paulista de Futebol começará no dia 12 de julho e vai até o dia 6 de dezembro. O campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2010. A competição será realizada em cinco fases. Na primeira delas, as equipes serão divididas em quatro grupos regionalizados, com oito participantes cada, jogando entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as quatro melhores colocadas de cada grupo.

Na segunda fase, as 16 equipes formarão quatro grupos com quatro equipes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as duas melhores colocadas de cada grupo.

Já na terceira fase, as oito equipes formarão quatro grupos com duas equipes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte a melhor colocada de cada grupo. Na quarta fase, os quatro times formarão dois grupos com duas equipes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte a melhor colocada de cada grupo.

Grupo 1

América
Linense
Noroeste
Ferroviária
Catanduvense
Mirassol
Rio Preto
Sertãozinho

Grupo 2

Francana
Batatais
Botafogo
Comercial
XV de Piracicaba
Mogi Mirim
Itapirense
União São João

Grupo 3

Ponte Preta
Atlético Sorocaba
Campinas
Ituano
Paulista
Rio Branco
União Barbarense
Votoraty

Grupo 4

Flamengo
Portuguesa Santista
Juventus
Grêmio Osasco
Pão de Açúcar (PAEC)
São Bernardo
São José
Palmeiras B

Principais informações dos 32 clubes

América - Contratou o lateral-esquerdo Eugênio, de 21 anos, que defendeu o Olímpia na Terceira Divisão; e o meia Leandro Kid, de 19 anos, formado nas categorias de base do Palmeiras, campeão brasileiro júnior pelo Grêmio-RS, e que estava no CAL/Bariri.

Atlético Sorocaba - Acertou a vinda do lateral-direito Vinicius, de 28 anos, do Flamengo, de Guarulhos. Ele chegou para disputar posição com Leandro. Já haviam sido contratados o zagueiro Carlão e o meia Paulo Ramos, ambos ex-Itapirense; e o atacante Didi,e o goleiro Bruno, ex-Taquaritinga.

Batatais - A primeira participação na Terceira Divisão do Paulista foi considerada satisfatória, mesmo não se classificando entre os oito melhores. Paulinho Ceará, que era o treinador, foi para o Guariba, da Quarta Divisão, onde já foi demitido. A diretoria corre atrás de reforços.

Botafogo - O elenco conta com 20 jogadores, que trabalham com o técnico Macalé. São 11 das categorias de base. O restante foi aprovado em testes. Uma das principais apostas é o goleiro Axel, de 17 anos. Outros garotos são o goleiro Vinícius (18), os zagueiros Henrique Mattos (19) e Érico (19), o lateral-esquerdo Caio (19), os volantes Amauri (21), Elton (19), os meias Wéder (17) e Dieguinho (20) e os atacantes Conrado (20) e Raul (18). Outros foram contratados por indicação da diretoria. O meia Fagner (20) foi indicado ao gerente de futebol José Galli Neto e aprovado nos treinos. Ainda fazem parte do grupo oO goleiro Jamílton (ex-Bandeirante, 22 anos), os laterais-direitos Bira (ex-Costa Rica-MS – 25) e Leandro Paulista (ex-Barra do Garça-MT – 23), o lateral-esquerdo Tarracha (ex-Catanduvense – 24), os volantes Vinícius (ex-Atlético-PR – 21) e Gustavo (ex-Santos – 18), os meias Emílio (ex-Aramat-ARM – 24) e Michel (ex-São Cristovão-RJ – 19).

Campinas - Vai aproveitar a competição para testar o potencial de alguns garotos das categorias de base. O novo treinador será João Batista, que estava na Inter de Limeira na campanha que resultou no rebaixamento à Quarta Divisão.

Catanduvense - Foram apresentados mais cinco jogadores. São eles: Bruno Sá, 29 anos, zagueiro, com passagens pelo Botafogo (RJ), Remo e Itumbiara; Alexandre, 20 anos, meia, do Macaé (RJ); Lyndson, 23 anos, atacante do Brasil de Pelotas; Waguinho, lateral-esquerdo, 22 anos, ex-Linhares (PE); e Ricardo, zagueiro, 24 anos, ex-Joinvile.

Comercial - Ao contrário do rival Botafogo, o clube ainda não definiu a comissão técnica e sequer contratou reforços para disputar a competição. A diretoria está tentando vender o estádio Palma Travassos e corre atrás de parceiros para montar a equipe.

Ferroviária - O técnico Douglas Neves segue treinando com o elenco, formado por diversos garotos das categorias de base. Enquanto o estádio Morada do Sol (Fonte Luminosa) continua passando por reformas, o clube mandará os seus jogos no Jardim Botânico.

Flamengo - O técnico Rafael Andrade está fazendo uma reformulação no elenco, que não conseguiu brilhar na fase decisiva da Segund Divisão. Alguns jogadores estão sendo testados, como Renato Souza, ex-Santo André; o lateral-direito Marcelinho, ex-Comercial; o meia Kevin, ex-Anapolina-GO; e o volante Willians, ex-São Carlos.

Francana - Passada a frustração pelo fracasso nos quadrangulares decisivos da Terceira Divisão, a equipe começa a perder os principais jogadores. Mas o técnico João Ricardo foi confirmado pela diretoria para a competição.

Grêmio Osasco - Por enquanto, pensa apenas na final da Terceira Divisão. Tanto que os ingressos para a primeira partida contra o Votoraty estão a venda na STR Motos Honda, na Av. dos Autonomistas, 3.532 -Centro - Fone: (11) 3463-8444. Preços: R$ 10 (meia R$ 5).

Itapirense - A melhor campanha do clube na Terceira Divisão não foi suficiente para a equipe garantir o acesso à Segunda Divisão. Mas a diretoria entende que o trabalho está no caminho certo. O técnico Lelo acertou sua transferência para o XV de Piracicaba, enquanto os dirigentes correm atrás de um novo comandante.

Ituano - Continua tudo indefinido no clube. Os dirigentes correm atrás de parceiros para disputar a Série D do Brasileiro e Copa Paulista. As primeiras contratações devem começar na próxima semana.

Juventus - Nelsinho, O ex-lateral-esquerdo do São Paulo na década de 80, continua no comando do Moleque Travesso. Ele foi o treinador da equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior e assumiu o profissional durante a Segunda Divisão, na vaga de Edu Marangon, quando o time foi rebaixado para a Segunda Divisão. Ele testará vários garotos da base.

Linense - O volante Du, que disputou a Segunda Divisão com a camisa do Taquaritinga, é o primeiro reforço do clube. O técnico Karmino Colombini já começou a trabalhar com o elenco.

Mirassol - Enquanto o técnico Luiz Carlos Martins vai comandar a equipe na Série D do Campeonato Brasileiro, o ex-jogador Betinho, que trabalhou nos juniores do São Paulo na Copa São Paulo e foi demitido do clube, seráo novo comandante na Copa Paulista. O elenco está sendo montado para as duas competições.

Mogi Mirim - O técnico Velloso prepara o time para disputar dois primeiros jogos-treino. O primeiro será realizado nesta quinta-feira, contra o Sumaré, da Quarta Divisão do Paulista, às 15 horas, no estádio Papa João Paulo II. O segundo, dia 24, em Jarinu, será o Red Bull, também da Quarta Divisão. A estreia do Sapo na competição será no dia 11 de julho, em Ribeirão Preto, diante do Botafogo.

Noroeste - O técnico Zé Rubens segue trabalhando com o elenco em dois períodos. Alguns reforços já chegaram ao clube, enquanto o atacante Borebi, que defende o Atlético Monte Azul nas finais da Segunda Divisão do Paulista, deve ser a principal novidade da equipe na competição.

Palmeiras B - O técnico Jorginho indicou para a diretoria as contratações de alguns garotos que disputaram a Segunda e Terceira Divisões do Campeonato Paulista. Ele perdeu três jogadores para a competição. O lateral-esquerdo Gabriel Silva, o volante Anselmo e o meia-atacante Felipe passaram a trabalhar no elenco profissional com Vanderlei Luxemburgo.

Pão de Açúcar - O principal objetivo do técnico Serginho é segurar os principais jogadores para disputar a competição. Mas, após o acesso à Segunda Divisão, vários atletas estão valorizados e estudam propostas de outros times.

Paulista - Enquanto Armando Bracali vai comandar a equipe na Série D do Brasileiro e prepara o elenco, Aarão Alves será o comandante na Copa Paulista e priorizará os garotos das categorias de base na competição.

Ponte Preta - A prioridade no clube é a Série B do Brasileiro, onde a equipe é uma das principais candidatas a uma das quatro vagas no grupo de elite do futebol nacional em 2010. Tanto que o técnico Pintado continuará com o profissional, enquanto os garotos dos juniores e os reservas do time principal atuarão na Copa Paulista.

Portuguesa Santista - O técnico Edson Mila está ajudando a diretoria a correr atrás de reforços. Em princípio, a base do time está definida. Mas o clube precisa de um atacante e um meia criativo.

Rio Branco - O clube está com o pensamento totalmente voltado para a final da Segunda Divisão, domingo, diante do Atlético Monte Azul, fora de casa. O empate dará ao clube o inétido título. A partir da próxima semana a diretoria vai pensar na Copa Paulista. A tendência é que Rotta permaneça no cargo de treinador.

Rio Preto - O técnico Sérgio Caetano, que comandou o Penapolense na Terceira Divisãoe não garantiu o acesso à Segunda Divisão, assume a equipe na próxima quinta-feira, no estádio Anísio Haddad.

São José - O técnico Freddy Rincón está sendo apresentado no clube nesta quarta-feira. Além de tentar segurar alguns jogadores que disputaram a Segunda Divisão, a diretoria aposta na influência do novo comandante para trazer, por empréstimo, jogadores dos clubes grandes da Capital e da Baixada Santista.

São Bernardo - O técnico Luciano Dias, que no último Paulistão trabalhou no Guarani e Oeste, vai estrear no comando do time do Grande ABC nesta quarta-feira, no jogo-treino diante do Paulínia, às 15 horas, na cidade de Paulínia.

Sertãozinho - Após a conquista do acesso à Primeira Divisão, o técnico José Carlos Serrão e a diretoria tentam conseguir segurar a maior parte do elenco para disputar a competição. Porém, a redução salarial impede que os principais atletas permaneçam no time.

União Barbarense - Além da permanência do técnico Celso Teixeira,o clube conseguiu segurar o jovem artilheiro Bachin. Mas o jogador ainda se recupera de grave lesão muscular.

União São João - A diretoria está negociando a permanência do técnico Play Freitas. Mas as duas partes ainda não chegaram a um acordo. A definição acontecerá na próxima semana.

Votoraty - Por enquanto, o pensamento está totalmente voltado para a disputa do título da Terceira Divisão. A única certeza para a Copa Paulista é que o técnico Fernando Diniz será mantido, mas a maioria dos jogadores, que veio do Paulista, retornará para Jundiaí. E o clube vai apostar em jovens talentos das categorias de base.

XV de Piracicaba - A diretoria ficou revoltada com a derrota para o Grêmio Osasco, que impediu o acesso à Segunda Divisão. A maioria dos jogadores será dispensada. E o técnico Edson Vieira foi demitido. O novo comandante será Lelo.

Nenhum comentário: