domingo, 21 de junho de 2009

Votoraty vence Grêmio Osasco e conquista o título da Terceira Divisão do Paulista

A cidade de Votorantim está em festa. Após perder por 1 a 0, no jogo de ida, na cidade de Osasco, o Votoraty derrotou o Grêmio Osasco por 2 a 0, neste domingo, no estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, na partida de volta, e conquistou o inédito título do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (Série A-3). Os gols da vitórias foram marcados pelo meia Rafinha.

No inicio de janeiro, a holding Manuel Leão adquiriu o Votoraty FC Ltda. O ex-ponta direita Mauricinho (Comercial, Vasco e Palmeiras) foi convidado e assumiu a presidência. Ele já exercia um cargo executivo no Olé Brasil, clube de Ribeirão Preto que disputa a Quarta Divisão do Campeonato Paulista.

Com o objetivo de fazer uma administração enxuta e funcional, montou sua equipe profissional com quatro pessoas: o diretor executivo Beto Rappa, formado em administração pela USP, trabalhou sete anos no Paulista de Jundiaí; o gerente Rogério Rivoiro, ex-atleta do União São João e Botafogo e três anos de Estados Unidos; o administrativo Vasto Mancini, irmão do técnico Vagner Mancini, e a secretaria Cida.

Rapidamente montaram uma comissão técnica jovem. Deram oportunidade ao meia Fernando Diniz para iniciar na nova função no futebol após 16 anos como atleta. Após encerrar a carreira, Diniz iniciou o curso na faculdade de Psicologia.

Fernando Diniz trouxe do Corinthians o preparador físico Ricardo Rosa, que trabalhava no clube há 23 anos. Completou a comissão técnica, montou o elenco e duas semanas depois estreou no Paulista da Série A-3.

Com um elenco de 27 atletas, e média de 25 anos, o Votoraty não tem destaques individuais. O treinador buscou jogadores que despontaram nos grandes clubes e que não tiveram oportunidade.

- Busquei jogadores com qualidade. Falaram que na A-3 é na base do chutão. Eu falei para os jogadores que não admitia isso. Vamos jogar no padrão da primeira divisão - explicou Fernando Diniz.

A diretoria trabalhou rápido para ter uma Casa do Atleta, com acomodação para os jogadores solteiros. Conseguiu um campo exclusivo para treinamento, que funcionou como um CT, poupando o gramado do estádio Municipal Domênico Paolo, com capacidade para cinco mil lugares.

A estréia foi em 31 de janeiro, num empate em 0 a 0 com o Força. Na primeira fase, o Votoraty fez a melhor campanha e teve o ataque mais positivo. Foram 11 vitórias em 19 partidas. Empatou seis e perdeu duas. O Votoraty fez a maior goleada da competição, venceu o União de Mogi por 8 a 0.

A equipe terminou a primeira fase com 40 gols marcados e sofreu 19. Na segunda fase, garantiu o acesso a Série A-2 com 10 pontos, contra Osvaldo Cruz, Itapirense e Francana. Como foi o primeiro colocado do grupo, decidiu o título do Campeonato Paulista contra o Grêmio Osasco.

No início da competição, o público era de 200 torcedores. Nos últimos jogos subiu para quatro mil torcedores. A cidade de 110 mil habitantes se mobilizou para a final, adquirindo um litro de leite para trocar por ingresso. Leite que voltou para a população mais carente.

O JOGO

O Votoraty mandou na partida do início ao fim. Atuando pelo empate, o Grêmio Osasco ficou fechado na defesa, tentando explorar apenas os contragolpes. E o time da casa, na base do tudo ou nada, foi crescendo em campo e criando oportunidades para abrir o placar.

Apesar de insistir no ataque o tempo inteiro, o Votoraty abriu o placar somente aos 41 minutos. Rafinho arriscou chute de fora da área e marcou um golaço, surpreendendo o goleiro Leandro.

Na etapa final precisando do gol de empate para conquistar o título, o Grêmio Osasco saiu um pouco mais para o jogo. O Votoraty teve o mérito de se fechar bem na defesa e ainda criou os melhores chances de ampliar o placar nos contra-ataques.

A partida ficou movimentada, com boas chances para as duas equipes. Porém, aos 40 minutos, o iluminado Rafinha mostrou oportunismo, deixou a sua marca na rede mais uma vez, e saiu para festejar o título com a galera.

Ficha Técnica

Votoraty 1 x 0 Grêmio Osasco
Local: Estádio Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim
Gols: Rafinha, aos 41 minutos do primeiro tempo. Rafinha, aos 40 minutos do segundo tempo
Árbitro: Wilson Luis Seneme
Cartão vermelho: Geninho (Grêmio Osasco)

Votoraty
Juliano; Anderson, Beto e Ednei; Rodolfo, João Paulo, Raphael Martinho, Rafinha e Marquinhos (Helder); Paulo Krauss e Neizinho
Técnico: Fernando Diniz

Grêmio Osasco
Leandro; Carlão, Flávio e Mendes; Andrey (Edinho), Jordã (Rogerinho), Mineiro (Tuti), Geninho e Souza; Dedé e João Paulo
Técnico: André Oliveira

Nenhum comentário: