sábado, 20 de junho de 2009

Ponte Preta x Guarani: operação especial de trânsito para garantir tranquilidade aos torcedores

O dérbi entre Ponte Preta e Guarani, que acontece neste sábado, às 16h10, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, será extremamente policiado para a paz imperar entre as torcidas. Além da campanha Rivalidade na Paz feita entre os clubes e a prefeitura, haverá aproximadamente 600 agentes, entre policiais e guardas municipais espalhados dentro e fora do local de jogo, além das imediações.

O clássico entre Ponte Preta e Guarani será transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo PFC. A narração será de Osvaldo Luís, comentários de Renato Leal e reportagem de Edison Souza. A coordenação será feita por Estevão Nunes.

- Assim como nos dérbis anteriores, não esperamos nenhum problema de segurança, mas a Polícia Militar e a GM estarão atentas. Pedimos, inclusive, que os torcedores cheguem cedo, pois haverá revista e isso toma um certo tempo. Também alertamos que só chegará perto do estádio quem tiver ingresso ou carteirinha de Torcedor Camisa 10 na mão - afirmou Odair Marcucci, administrador do Estádio Moisés Lucarelli, ao site oficial da Ponte Preta.

Trânsito bloqueado

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) preparou uma operação especial de trânsito para garantir o acesso seguro dos torcedores ao estádio. O esquema operacional do dérbi foi definido em parceria com a Polícia Militar e contará com a participação de 19 agentes da mobilidade urbana da EMDEC, que vão atuar nas imediações do Moisés Lucarelli. O efetivo é cinco vezes superior ao de um jogo com presença exclusiva da torcida pontepretana no estádio.

As primeiras intervenções na região foram feitas na madrugada do sábado, a partir das 4 horas, com a reserva de vagas no entorno do estádio. A reserva visa impedir a presença de veículos de passeio no local e atende determinação da PM. Já a partir do meio-dia, os agentes vão bloquear todas as vias que dão acesso ao estádio.

Serão 11 pontos de bloqueio, com a interdição dos seguintes cruzamentos:

- Av. Monte Castelo x Rua Afonso Pena;
- Av. Monte Castelo x Rua Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho;
- Av. Monte Castelo x Rua Frei José do Monte Carmelo;
- Av. Monte Castelo x Rua Fernando Costa;
- Rua Casper Líbero x Rua Afonso Pena;
- Rua Casper Líbero x Rua Frei José do Monte Carmelo;
- Rua Casper Líbero x Rua Salvador Caruso;
- Rua Tomaz Ortale x Rua Fernando Costa;
- Rua Capitão Pedro de Alcântara x Rua Afonso Pena;
- Rua Capitão Pedro de Alcântara x Rua Luiz Cerqueira Monteiro;
- Rua Proença x Rua Dr. Quirino.

Outros seis pontos de bloqueio serão organizados a partir das 13 horas, com a interdição dos cruzamentos da Rua Uruguaiana com ruas Dr. Quirino e Lusitana; da Rua Proença com a Rua Barão de Jaguara; da Avenida Monte Castelo com as ruas Tomaz Ortale e José Marchetti; além do acesso da Avenida Ayrton Senna da Silva ao Moisés Lucarelli.

O esquema prevê ainda o bloqueio da Avenida Imperatriz Dona Teresa Cristina, entre a Avenida Guarani e a Rua Conde D’Eu, a partir das 13 horas, em frente ao Estádio Brinco de Ouro da Princesa, ponto de concentração dos torcedores bugrinos que assistirão à partida. O local permanecerá bloqueado até o início do deslocamento dos torcedores em direção ao Moisés Lucarelli, com a escolta da PM e o monitoramento dos agentes da EMDEC.

Em cada ponto de bloqueio, os agentes da mobilidade urbana terão a companhia de soldados da Polícia Militar. Três viaturas da EMDEC também vão permanecer em ronda e monitoramento nas imediações do estádio.

Além dos bloqueios e da sinalização das vias do entorno do estádio, a EMDEC irá alterar a programação dos semáforos da região para garantir a fluidez do trânsito e minimizar transtornos aos motoristas.

Devido às alterações na circulação, a EMDEC sugere que os motoristas não tentem estacionar próximo ao estádio e evitem o estacionamento em locais proibidos pela sinalização e em guias rebaixadas. A estimativa da EMDEC é que toda a operação esteja concluída até às 20h.

STJD não tira ninguém do dérbi

O técnco Pintado, da Ponte Preta, e o lateral-esquerdo Andrezinho, do Guarani, foram julgados na última sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. A dupla não foi punida e poderá atuar normalmente, cada um a sua maneira, na partida deste sábado.

Por três votos a um o técnico Pintado foi absolvido por manifestação de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra árbitro – artigo 188 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – em que poderia ser suspenso de 30 a 180 dias. O advogado da Ponte Preta, Gustavo Martins, conseguiu descaracterizar a acusação apontada na súmula da partida contra a Portuguesa - na qual Pintado foi expulso de campo aos 20 minutos de jogo.

Segundo o advogado , o treinador proferiu palavras infelizes ao ver que a falta a favor de sua equipe não fora marcada. “O árbitro nem mesmo ouviu tais palavras, quem lhe passou foi o quarto árbitro, que teria ouvido”. Além disso, Gustavo Martins alegou que a pena do artigo em que Pintado fora denunciado é exagerada.

O auditor-relator, Rodrigo Fux, foi o único que votou a favor da suspensão de Pintado. Washington Oliveira, Paulo Bracks e o presidente do tribunal, Roberto Teixeira, votaram favoráveis a absolvição do treinador pontepretano que, assim, poderá ficar no banco no Dérbi deste sábado.

Já Andrezinho foi julgado pela expulsão na vitória por 1 a 0 diante do Figueirense, em Florianópolis. Na oportunidade, ele recebeu o segundo cartão amarelo e depois o vermelho.

O atleta foi desclassificado do artigo 250 (ato desleal) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva para o artigo 255 (ato de hostilidade) e pegou apenas um jogo de suspensão, que já foi cumprido no empate sem gols diante do Vasco, em Campinas.

Andrezinho vai recuperar a vaga no time titular diante da Ponte Preta.

- Não pensamos em derrota. Pensamos apenas em pontuar. Na pior das hipóteses, pensamos em um empate - afirmou o técnico Oswaldo Alvarez.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA X GUARANI

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Arbitragem: Sálvio Spinola Fagundes Filho (FIFA), Ednilson Corona (FIFA) e Emerson Augusto de Carvalho (FIFA), todos de São Paulo.

Ponte Preta
Gílson; Edílson, Gum, Dezinho e Pirão; Deda, Guilherme, Tinga e Fabiano Gadelha; Danilo Neco e Márcio Mexerica.
Técnico: Pintado

Guarani
Douglas; Maranhão, Dão, Bruno Aguiar e Andrezinho; Nunes, Glauber, Rodriguinho e Walter Minhoca; Caíque e Ricardo Xavier
Técnico: Oswaldo Alvarez

Nenhum comentário: