sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Sindicato de Atletas SP reitera sua posição sobre férias dos jogadores


Como profundo conhecedor das necessidades da categoria que representa, o Sindicato de Atletas SP antecipou oficialmente a discussão com os jogadores para saber a posição de cada um deles em relação às férias deste ano. 
Com base nas informações, a entidade está montando sua estratégia de atuação.

RELEMBRANDO

Se antecipando aos fatos, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2021, a diretoria da entidade entrou em contato com os capitães e principais representantes dos times que disputavam os campeonatos nacionais a fim de conhecer seus respectivos posicionamentos.

Os mais atentos sabem que as férias existem para a prevenção da fadiga do trabalhador. No caso do atleta, a fadiga vai além da física. Também se concentra em sua condição emocional.

O risco de esgotamento pode levar ao que a psicologia moderna denomina de síndrome de Burnout (esgotamento em português), um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo.

O Sindicato de Atletas SP entende a dificuldade e a vontade do trabalhador, aqui representado pelo profissional de futebol, em querer se manifestar frente ao poder do empregador para desenvolver o trabalho de forma colidente ao desejo da categoria, que há anos vem reiterando a necessidade dessa posição.

De uma forma ou outra, o que se pretende é um futebol valorizado com os trabalhadores em suas melhores condições físicas e emocionais. E para isso o período de descanso se torna fundamental.

No dia de hoje, atletas de um dos clubes participantes dos campeonatos nacionais de 2020 entraram em contato com o sindicato requerendo intervenção. Admitiram que pretendem buscar no judiciário esse período de descanso.

Imediatamente, o Sindicato de Atletas SP se pôs a comunicar-se com atletas de todos os outros clubes. Quando a solicitação do descanso formar a maioria, o sindicato de Atletas SP estará pronto para o encaminhamento judicial.

PRAZOS

É importante lembrar primeiramente que não haverá tempo jurídico hábil para qualquer intervenção nessa primeira rodada. Também por conta da pandemia, alguns clubes, seguindo determinação da Medida Provisória emitida pelo governo naquele momento, mesmo fora do enquadramento da categoria que impõe o período de 30 dias, concederam férias para os jogadores entre os meses de março e abril de 2020.

Assim que for dado o sinal verde, o Sindicato de Atletas SP vai seguir com a sua marca e lutar com todo o afinco na defesa da categoria.

É evidente que se a CBF estivesse preocupada com o futebol, incluindo a saúde dos atletas profissionais, nada disso seria necessário. Mas combater esse mal também é uma das razões da existência do Sindicato de Atletas SP, que completará 74 anos em julho de 2021 como o maior do país na categoria.


Fonte: Tuddo

Nenhum comentário: