sábado, 17 de abril de 2010

Santo André x Grêmio Prudente: tem surpresa na final do Paulistão 2010

Neste domingo conheceremos os finalistas do Campeonato Paulista de 2010. De um lado, os grandes Santos x São Paulo. Do outro, as surpresas Santo André e Grêmio Prudente, que medem forças no duelo de volta, às 18h30, no estádio Bruno José Daniel.

Na partida de ida, o Santo André, que joga por dois empates, venceu por 2 a 1, em Presidente Prudente. E agora pode até perder por um gol de diferença que garante a inédita vaga na final do Paulistão.

O Santo André passou a maior parte da semana treinando em Barueri, antiga casa do Grêmio Prudente, o ex-Barueri. Para a decisão, o treinador Sérgio Soares não contará com o artilheiro Rodriguinho, com 14 gols. Ele cumpre suspensão pelo terceiro amarelo.

- Tivemos tempo para recuperar os atletas e trabalhar as partes física e tática. O grupo está pronto para decisão e totalmente focado para fazer uma boa partida em casa – avisou Sérgio Soares.

A vantagem sobre o Grêmio Prudente não engana os jogadores do Santo André, que podem perder até por um gol de diferença no domingo para garantir um lugar na final do Campeonato Paulista. Mesmo jogando em casa, o elencol andreense sabe dos perigos do adversário e promete cautela diante da Abelha.

O meia Branquinho, que já marcou seis gols neste Paulistão, relembra um jogo recente do Prudente.

- Na reta final do Paulistão eles foram ao Canindé, não se importaram com a pressão e venceram a Portuguesa, de virada. Aquele jogo foi fundamental para a classificação deles e mostra como ainda não conseguimos nada. Temos que estar atentos para conseguir a classificação – declarou Branquinho.

Já o lateral Cicinho também ressaltou as qualidades do adversário.

- O Prudente é uma equipe que tem um bom estilo de jogo e sabemos que eles têm totais condições de conseguir um bom resultado. Estamos preparados para o jogo de domingo e queremos a vaga – disse.

No Grêmio Prudente, sem poder atuar contra o Santo André, o lateral Marcelo Oliveira, que também joga no meio-campo, vai torcer de fora pelos seus companheiros.

Na primeira partida das semifinais do Campeonato Paulista, no último domingo, em Presidente Prudente, Marcelo Oliveira tomou o terceiro cartão amarelo. Mesmo sabendo que o jogo será difícil, o jogador diz confiar nos atletas que entrarão em campo.

- É sempre muito difícil ficar de fora. Mas vou torcer muito pelos meus companheiros. É um jogo muito difícil, mas tenho certeza de que eles podem trazer a classificação. Confio neles – afirmou o lateral, que irá assistir a partida em sua terra natal, Piracicaba.

Após sete jogos – seis vitórias e uma derrota –, o zagueiro Leonardo está confiante para ajudar o Grêmio Prudente, que precisa fazer dois gols de diferença no Santo André. Experiente, aos 24 anos, ele acha que pode chegar à final e, quem sabe, reencontrar seu clube formador: o Santos, hoje com Robinho, Léo e o técnico Dorival Júnior.

Leonardo foi revelado no Peixe. Subiu para o profissional, onde encontrou um jovem jogador.

- O Robinho era muito leve e eu sempre era o responsável por marcá-lo. Nós fomos para a Europa (Leonardo para o Shakhtar, Robinho para o Real). Hoje somos amigos. Levar o Prudente para a final e reencontrá-lo após tanto tempo seria fantástico – disse o zagueiro, que subiu para o profissional do Santos em 2003.

No ano seguinte, Leonardo foi campeão brasileiro, ao lado de Robinho e Léo, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Atuou na última partida, contra o Vasco. E superar obstáculos fez sempre parte de sua carreira.

- No Campeonato Paulista de 2007, perdemos para o São Caetano por 1 a 0 na primeira final. Assim como hoje, precisávamos fazer dois gols. O Morumbi explodiu quando conseguimos o placar (2 a 0) e conquistamos o título no último minuto. Foi uma prova de que é preciso ter atitude, assim como calma e fé – completou.

Caso seu novo time, o Prudente, consiga reverter a vantagem do Santo André, Leonardo pode reencontrar também Dorival Júnior, seu treinador no início do ano passado no Vasco.

- O começo da temporada no Vasco foi de muita pressão, já que precisava subir no Brasileiro. Ele me deu algumas oportunidades, mas o Shakhtar, dono dos meus direitos, pediu meu retorno para que jogasse. O Dorival era o técnico do São Caetano quando eu fui campeão com o Santos do Paulistão e fez um belo trabalho no Vasco. Vou fazer de tudo para ajudar o Prudente e esperar o destino. Temos uma tarefa que, para muitos, parece impossível. Mas não vejo como impossível reencontrar o clube que me revelou, cidade onde tenho residência até hoje – finalizou.

Nenhum comentário: