sexta-feira, 23 de abril de 2010

São Caetano x Botafogo: clubes iniciam corrida pelo inédito título do Torneio do Interior

Vai começar a disputa do título do Torneio do Interior. O primeiro duelo entre São Caetano e Botafogo acontece neste sábado, às 18 horas, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. A equipe de Ribeirão Preto, por ter melhor campanha na primeira fase do Paulistão, joga por dois empates para levantar o caneco.

Um detalhe esquenta ainda mais os ânimos na decisão do Interior. O técnico Roberto Fonseca, que chegou no São Caetano para ocupar a vaga de Antonio Carlos (foi para o Palmeiras), estava comandando o Botafogo até a metade do Paulistão. Mas ele abandonou Ribeirão Preto para trabalhar no Azulão. E a torcida botafoguense protestou muito.

No São Caetano, Não basta entrar em campo, correr em busca do resultado. Para o técnico Roberto Fonseca, um jogador precisa de uma motivação maior. E com este pensamento, o comandante do Azulão garante que a equipe está preparada para uma final inédita.

- Motivação de jogador é título. Você pode ter qualidade, jogar bem, ganhar dinheiro, mas a carreira de qualquer um fica marcada com conquistas. No futuro, ninguém vai lembrar de você por ter jogado bem, ter dado show. Falei isso com os jogadores do São Caetano, que não tem este troféu, o único que falta da Federação Paulista (já foi campeão das Séries A-1, em 2004, A-2, em 2000, e A-3, 1991 e 1998). Quero um grupo com vontade de ser campeão, visando também o acesso no Brasileiro – disse Fonseca.

Durante a semana, a diretoria preparou uma promoção para aumentar o público no Anacleto Campanella. O estádio não recebe uma final há nove anos. A última foi em 2001, na decisão do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-PR. Cerca de 20 mil pessoas lotaram as arquibancadas, batendo o recorde do estádio. Para a final contra o Botafogo, o torcedor terá o Ingresso Amigo, em que pagará R$ 10 (R$ 5 meia) e terá o direito de levar um acompanhante gratuitamente.

- Decidi dois títulos pelo clube: as finais do Paulistão de 2004 (contra o Paulista, ambas no Pacaembu) e de 2007 (diante do Santos, ambas no Morumbi). Nosso pensamento era estar na final este ano, mas tivemos alguns tropeços e outras equipes mereceram. Mas qual não gostaria de estar hoje numa final? Todas, tirando as equipes da Capital. Por isso, vamos dar o sangue em campo e, com o apoio do nosso torcedor, tenho certeza que faremos um resultado positivo para decidir o título em Ribeirão Preto – afirmou o goleiro Luiz, desde 2002 no Azulão, referindo-se a segunda partida da final. Curiosamente, desde 2001, a cada três anos o São Caetano tem feito uma final.

O técnico Roberto Fonseca trabalhou durante a semana com o elenco que tem de melhor. Para encarar seu ex-clube, ele terá um reforço importante: o atacante Hugo cumpriu suspensão e está à disposição.

Na semifinal, quando eliminou o Oeste (vitória por 3 a 1, em casa), Fonseca escalou Eduardo e o meia Luciano Mandi, mais avançado, no ataque. Agora, tem Hugo, Wanderley e Fábio, que fez um dos gols no time de Itápolis. Os únicos desfalques são os volantes Moradei e Adriano, que seguem na fase final de recuperação de lesões.

- Lutamos todos os dias para conquistar um espaço no time. Mas aqui no São Caetano não há vaidades. Prova disso é a distribuição dos gols. Fiz sete, o Eduardo dez, o Wanderley cinco. Independentemente de quem ele optar, o time estará bem servido na frente – disse Hugo.

A partida de volta entre as equipes será no dia 1º de maio, em Ribeirão Preto, no estádio Santa Cruz.

No Botafogo, o zagueiro Leandro Amaro, recuperado de um desconforto na coxa direita, está à disposição do treinador José Galli Neto para enfrentar o São Caetano.

- Já estou recuperado, pois não foi nada grave. Temos que ter atenção na casa do adversário, que conta com um elenco qualificado e buscar nossos espaços para que possamos conquistar o resultado positivo – explicou Amaro.

O Botafogo tem a vantagem do empate para conquistar o título do Interior, mas reconhece o favoritismo do São Caetano, que jogará em casa, na primeira partida da decisão. Por isso, a intenção do time é surpreender o Azulão e garantir, ao menos, um empate no ABC.

- É o jogo que não podemos perder. Jogar em casa a primeira partida tem suas vantagens e eles vão querer explorá-las. Temos que ter experiência o suficiente para controlar a bola e atacar sem correr riscos defensivos. Se não sofrermos gol, as nossas chances aumentam muito – comentou o goleiro Weverton.

O técnico José Galli Neto diz acreditar numa pressão do São Caetano pela vitória a qualquer custo.

- O Fonseca vai querer decidir na primeira partida. Por isso, sabemos da importância do jogo e de um bom resultado nessa primeira partidai. A nossa equipe está consciente disso e jogará pela classificação pensando nos 180 minutos – acrescentou o técnico Galli Neto.

O volante Bruno e o meia João Henrique estão definitivamente fora da partida. O defensor ainda sente dores musculares na coxa direita e segue em tratamento intensivo com o fisioterapeuta do clube. Já o meia sofreu uma leve distensão na coxa direita e não poderá jogar.

Além deles, o volante Rodrigo Pontes também ficará de fora, mas por suspensão automática. Ademir Sopa não jogará por questões contratuais entre Botafogo e São Caetano, já que o atleta está emprestado pelo Azulão.

Por outro lado, o zagueiro Cleiton está de volta ao time titular e foi confirmado pelo técnico Galli, ao lado de Leandro Amaro na defesa. A dupla pode ganhar mais um companheiro: Freire, titular na última partida, deve formar o trio de zagueiros do Pantera.

No meio, Augusto Recife se recuperou e está confirmado na equipe titular. No ataque, Adriano, em recuperação de pancada no tornozelo, é dúvida e deve ceder seu lugar a Malaquias.

Nenhum comentário: