quinta-feira, 8 de abril de 2010

Grêmio Prudente confirma classificação às semifinais, e Rio Claro volta para a Segunda Divisão

Terminou na última quarta-feira a longa primeira fase do Campeonato Paulista da Primeira Divisão. Santos e Santo André já estavam classificados, enquanto São Paulo e Grêmio Prudente garantiram as suas vagas na última rodada.

Na parte de baixo da tabela, Atlético Monte Azul, Sertãozinho e Rio Branco já estavam rebaixados. E o Rio Claro também foi para a Segunda Divisão. Ou seja, os quatro “caçulas”, que subiram para a Primeira Divisão no ano passado, também retornaram juntos para a Série A-2.

A classificação do Grêmio Prudente, em casa, foi muito sofrida. A equipe, comandada pelo técnico Toninho Cecílio, sofreu muita pressão do São Caetano, mas conseguiu fazer 1 a 0 ainda no primeiro tempo, gol de Wesley.

Na etapa final, apesar da ansiedade dos jogadores, o Grêmio Prudente conseguiu garantir a vitória e a classificação para as semifinais. Já o São Caetano disputará o título do Torneio do Interior, um caneco inédito na história do clube.

- A equipe se apresentou bem contra um adversário de qualidade, que toca bem a bola e estará na disputa do Título do Interior. Sabíamos que seria difícil e nos preparamos durante a semana para conquistar os pontos e vaga. Agora, é aproveitar esta boa fase e continuar trabalhando sério para mais esta decisão – explicou Marcos Assunção, capitão do Grêmio Prudente.

O Grêmio Prudente enfrentará nas semifinais o Santo André, que perdeu para o São Paulo por 3 a 1, em Piracicaba. O Ramalhão jogará por dois empates. O primeiro duelo será domingo, às 18h30, em Presidente Prudente.

Na outra semifinal, São Paulo e Santos, que mesmo atuando com um time reserva venceu o rebaixado Sertãozinho por 4 a 2, na Vila Belmiro, medirão forças. O primeiro clássico acontece neste domingo, às 16 horas, no Morumbi.

Já o Ituano, em uma vitória heróica e, de virada, bateu a Portuguesa por 3 a 2, no Canindé, e escapou do rebaixamento. Juninho Paulista, que encerrou a carreira, Lincon, e Roque Júnior fizeram gols importantes na história do clube.

- Nós já tínhamos feito um primeiro tempo bom. Um time que precisaria no mínimo empatar, chega dentro de campo, em um jogo com esta importância e com dois minutos toma um gol de cabeça, em uma bola parada. Isso deixa a gente nervoso. Mais uma falta e mais um gol. Então o papo no intervalo não foi agradável. Acho que foi uma discussão, realmente uma conversa árdua que nós tivemos e a turma acordou para o segundo tempo e fez o que a gente deveria ter feito desde o começo – explicou Juninho Paulista, que seguirá sendo administrador do Ituano.

Quem acabou sendo rebaixado foi o Rio Claro. Apesar de fazer 1 a 0 no Corinthians, que acabou eliminado das semifinais, a equipe do técnico Agnaldo Liz e comandada fora de campo pela dupla César Sampio e Cléber, voltou para a Segunda Divisão.

No Torneio do Interior, o Oeste venceu o rebaixado Rio Branco por 3 a 1, em Itápolis, garantiu sua classificação e também ficou com a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

- O time estava bem, se entregou totalmente ao jogo e isso valorizou a vitória. Mérito dos jogadores, que conseguiram assimilar a minha filosofia de trabalho, se empenharam e saíram daquela situação difícil na tabela de classificação – ressaltou o técnico João Ricardo.

O Paulista escapou do rebaixamento vencendo o Palmeiras por 3 a 1, em Jundiaí. O Mesmo aconteceu com o Mirassol, do técnico Pintado, que bateu o Bragantino por 3 a 0, e tirou a corda do pescoço.

- Passamos a semana em Porto Feliz, nos preparando para essa reta final. A equipe assumiu a responsabilidade e conquistamos nosso objetivo – explicou Pintado. Depois que reassumiu a equipe, o treinador conseguiu três bons resultados. Um empate no Palestra Itália contra o Palmeiras por 1 a 1, uma vitória diante da Ponte Preta por 3 a 1, em Campinas, e outra vitória, em casa, contra o Bragantino.

- O mais importante foi a confiança que a diretoria depositou em mim – disse o treinador, que aguarda propostas para trabalhar em algum time nas séries A ou B do campeonato nacional.

Última rodada do Paulistão 2010:

Corinthians 5 (Ronaldo, Dentinho 2, Iarley e Roberto Carlos ) x Rio Claro 1 (Luciano)
Santos 4 (Germano, Alex Sandro, Marcel e Zé Eduardo) x Sertãozinho 2 (Tiago Silvy 2)
Santo André 1 (Rodrigão) x São Paulo 3 (Washington, Dagoberto e Miranda)
Paulista 3 (Felipe Azevedo 2 e Samuel Xavier) x Palmeiras 1 (Lincoln)
Oeste 3 (Mazinho e Ricardo Bueno 2) x Rio Branco 1 (Índio)
Botafogo 2 (Rodrigo Pontes e Xuxa) x Monte Azul 1 (Borebi)
Mogi Mirim 1 (Fernando Gabriel) x Ponte Preta 0
Mirassol 3 (Lins 2 e Pablo Escobar) x Bragantino 0
Grêmio Prudente 1 (Wesley) x São Caetano 0
Portuguesa 2 (Thiago Gomes e Luís Carlos) x Ituano 3 (Juninho Paulista, Lincon e Roque Júnior)

CLASSIFICAÇÃO DO PAULISTÃO

Nenhum comentário: