quinta-feira, 3 de outubro de 2019

CBF publica calendário de 2020 com datas FIFA livres


A CBF publicou nesta quinta-feira (3/10) o calendário de competições profissionais masculinas de 2020. A temporada vai de 22 de janeiro a 6 de dezembro e contempla torneios coordenados pela entidade máxima do futebol brasileiro, além dos estaduais e continentais. Os calendários da base e do futebol feminino serão divulgados até o final do mês.

``Assumimos o compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o calendário do futebol brasileiro e estamos fazendo isso com diálogo e com firmeza de objetivos. Com isso, ganham todos: clubes, federações e a Seleção Brasileira´´, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

O calendário 2020 apresenta mudanças importantes, que vão desde a paralisação das competições nas ``Datas FIFA´´, até a introdução de uma nova competição, a Supercopa do Brasil, reunindo os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro deste ano.

Clique para ver o calendário 2020

``Conseguimos definitivamente liberar as Datas FIFA, para que partidas de clubes e Seleção não se sobreponham. Não podemos concorrer com nós mesmos´´, ressalta Rogério Caboclo.

``Importante registrar que temos a responsabilidade de acomodar em datas ao longo do ano todos os compromissos contratuais assumidos pelos clubes. É uma construção complexa para conciliar Datas FIFA, competições continentais, competições nacionais e os campeonatos estaduais´´, afirma Manoel Flores, diretor de Competições da CBF.

Como funciona a confecção do calendário

A definição dos períodos e datas do calendário passa por três etapas:

1- Inicialmente a FIFA marca suas 10 datas reservadas para jogos de seleções nacionais.

2- Depois, a Confederação Sul-Americana assinala as 20 datas destinadas às competições continentais que estão sob sua coordenação.

3- E, por fim, nas datas remanescentes, a CBF insere as competições sob a sua tutela, além de definir o período destinado aos estaduais.

Vale lembrar que todas essas competições estão sob contratos vigentes, com os adquirentes de direitos, de onde se extraem o numero de rodadas necessárias para cada competição.

``Com a compreensão das Federações Estaduais e a flexibilidade da CONMEBOL, reduzimos o número de datas utilizadas por campeonatos estaduais, Libertadores e Sul-Americana, abrindo espaço para que as Datas FIFA não tenham conflito com competições nacionais´´, explica Manoel Flores.

Datas FIFA

As Datas FIFA de 2020 estão livres de jogos do calendário nacional. Serão 10 jogos de seleções espalhadas em cinco períodos, compreendidos entre março e novembro. No caso das seleções sul-americanas, serão oito jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar (março, setembro, outubro e novembro) e dois jogos amistosos preparatórios para a disputa da Copa América (junho).

Férias e pré-temporada

As férias ocorrerão de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020, totalizando 30 dias previstos na legislação. A pré-temporada será até o início das competições estaduais, ou seja, de 8 a 21 de janeiro de 2020.

Primeiro título em jogo

A Supercopa do Brasil, a ser disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2019, será o primeiro título em disputa na temporada. O jogo acontecerá no dia 19 de janeiro, em local a ser anunciado, como última data da pré-temporada.

Calendário dos Estaduais

Os campeonatos estaduais terão 16 datas disponíveis em 2020, entre 22 de janeiro e 26 de abril. Em trabalho conjunto com Federações, a CBF vem gradativamente adaptando o número de datas destas competições, imprescindíveis ao desenvolvimento do futebol brasileiro. De 2017 a 2019 foram utilizadas 18 datas. E para 2020, estão previstas 16 .


Série A

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 tem seu início marcado para o dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 6 de dezembro. Será disputado no atual formato, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

Série B

A segunda divisão do Campeonato Brasileiro irá de 2 de maio a 28 de novembro, continuando em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

Série C

Mais uma divisão que tem seu formato consolidado, com fase classificatória e a fase de jogos eliminatórios. Inicia no dia 3 de maio e vai até 8 de novembro. As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021.

Série D estendida

O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição. A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por fase preliminar que movimentará oito clubes.

Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam à segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

Desta forma, a competição passa de 16 para 26 datas. O início será no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

Copa do Brasil

As oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.


Nenhum comentário: