segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Brasileiro entra para a história do Valencia

Jonas ia deixando o gramado do estádio Mestalla como sempre costuma fazer após o apito final. Mas havia algo diferente na goleada do último domingo (1/12) por 3 a 0 sobre o Osasuna, pela 15ª rodada da Liga da Espanha. O camisa 7 havia marcado os três gols dos donos da casa e, pela tradição local, teria o direito de levar a bola da partida para a casa, o que fez após ser avisado pelo companheiro de equipe Canales, ainda no banco de reservas.

``No Brasil não tem nada disso e essa foi a primeira vez que marquei três vezes num jogo na Espanha. Eu tinha sido substituído e estava indo do banco para o vestiário quando o Canales falou para eu pegar a bola. Estranhei e não entendi, foi aí que ele me explicou que quem faz três leva a bola para a casa. Nem precisei falar nada para o árbitro, fui na direção dele e ele já esticou o braço para me entregar. Achei legal isso. O pessoal autografou no vestiário.  Vou levar para Taiúva, onde eu nasci. Minha família está construindo um espaço para as nossas conquistas e lembranças. É uma relíquia que vou guardar com carinho´´, conta.

Ao fazer os três contra o Osasuna, Jonas chegou aos 34 gols em partidas válidas pela Liga da Espanha e já ocupa o posto de 35° maior artilheiro do Valencia na história da principal competição nacional. Foram 94 jogos desde que chegou à Espanha, em janeiro de 2011. Segundo levantamento do clube, a média sobe quando considerado o tempo em que o atacante brasileiro esteve em campo: um gol a cada 184 minutos.

``São números positivos. É uma satisfação enorme. Os jogadores que estão empatados comigo têm mais de 200 jogos pelo Valencia na Liga e eu ainda não completei 100. Tenho tempo para tentar aumentar essas estatísticas. No Grêmio consegui ser o quinto maior artilheiro da história recente do clube. Vejo como uma maneira de contribuir, deixando momentos positivos aos torcedores´´, completa Jonas, que já chegou aos oito gols em 12 jogos disputados na atual edição.

Com o resultado, o Valencia ultrapassou o Elche e o Espanyol e agora ocupa a nona posição na tabela, com 20 pontos, a nove da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa. A próxima partida acontece no domingo (15), contra o Gimnàstic de Tarragona pela Copa do Rei.


Fonte e foto: TXT

Nenhum comentário: